Control capacita mão de obra migrante em Roraima

Cliente TGI, a empresa Control, especialista nas áreas de construção civil, infraestrutura e prestação de serviços no setor elétrico, promoveu uma ação para capacitação de mão de obra migrante e brasileira na cidade de Boa Vista, em Roraima. A iniciativa integra o Ser Control Educação, projeto de responsabilidade social promovido pela empresa e que tem como objetivo cuidar da população e do meio ambiente através de ações educativas.

Segundo Dhenia Sena, gerente de Gente e Gestão da Control, a ideia da ação surgiu a partir da sensibilização da empresa com a difícil situação dos imigrantes venezuelanos em Roraima, principalmente por causa do desemprego. “O projeto foi criado tendo em vista a realidade econômica dos países que se encontram em guerra ou instabilidade econômica e na tendência que vem se consolidado no Brasil, como destino desses imigrantes, pela dificuldade econômica no estado de Roraima e pelo alto índice de desemprego na região, o que também atinge a população brasileira”, explica a gerente.

A partir daí, surgiu o projeto de capacitação para Refugiados e Brasileiros do Ser Control, com uma jornada de treinamentos técnicos com foco na capacitação para o mercado de trabalho, em áreas como Segurança em Eletricidade (NR 10 básico), Segurança em Atividades em Altura (NR 35) e em Segurança no Trabalho com máquinas e equipamentos elétricos de poda, como moto poda e moto serra (NR-12). Participaram desta primeira edição mais de 50 pessoas, que também receberam orientações sobre comportamento e postura profissional.

“Ao saírem do projeto, todos estavam aptos a trabalhar em empresas diversas, principalmente no setor de energia. Vários participantes, inclusive, já foram absorvidos pelo mercado de trabalho, alguns até em outros estados. Isso mostra que, através da nossa iniciativa, conseguimos contribuir para uma melhora na qualificação da mão de obra tanto no estado quanto fora dele”, afirma Dhenia.

Control – Fundada em 1999 na cidade de João Pessoa, na Paraíba, a empresa oferece soluções em engenharia, desenvolvimento de softwares de automação comercial para o setor elétrico, gerenciamento de projetos e fiscalização. Com cinco unidades, nos estados do Amazonas, Roraima, Acre, Alagoas e Bahia, além da sede na Paraíba, a Control emprega, atualmente, cerca de 3.200 pessoas.

0

Ponto Cidadão fecha parceria com Projeto Educação Livre

Com o objetivo de enriquecer e qualificar ainda mais a aprendizagem de seus alunos para a inserção no mercado de trabalho, o Ponto Cidadão, projeto social que oferece capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade em Igarassu e Região, fechou parceria com o Projeto Educação Livre, plataforma online e colaborativa de aprendizado, na qual estudantes têm acesso a temas como atenção concentrada, trabalho em equipe, relação interpessoal, educação financeira, entre outros.

A parceria funciona do seguinte modo: os alunos do Ponto Cidadão acessam o portal e, na medida em que estudam os conteúdos, vão obtendo maiores desempenhos e destaque na plataforma. A parceria foi divulgada entre os jovens através de um workshop sobre o desenvolvimento de competências para o futuro realizado pelo projeto social. Educação Livre é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Ponto Cidadão – O Ponto Cidadão funciona desde 2004 e oferece capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens carentes entre 16 e 24 anos em Igarassu e região. O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e é mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.

0

FRASE DA SEMANA TGI

0

HSBS participa do Microsoft Inspire

O empresário Guilherme Silvestre, diretor comercial da HSBS, cliente TGI, participou do evento Microsoft Inspire 2018, que reuniu milhares de parceiros da Microsoft na T-Mobile Arena, em Las Vegas. O evento contou com mais de 500 sessões com foco em aprendizagem, além dos discursos dos principais executivos da empresa americana de tecnologia, incluindo o presidente Satya Nadella.

O Microsoft Inspire 2018 trouxe para debate temas como Workplace, Dados e Inteligência Artificial Modernos, Aplicativos e Infraestrutura, Aplicativos de Negócios, Indústria, Liderança nos Negócios e Parcerias com a Microsoft. Foram discutidas as novas soluções específicas do setor, estratégias para ajudar os parceiros a atrair novos clientes e ampliar seus negócios, além de oportunidades de treinamento e prontidão.

De acordo com Guilherme Silvestre, a palavra para esse ano é “Business”, ou seja, o evento falou sobre a necessidade de uma atuação estratégica dos parceiros visando oferecer os recursos certos para ajudar nos desafios específicos dos clientes. “Nesse quesito, a HSBS sai na frente, já que a nossa proposta é a de promover uma transformação digital e não apenas entregar soluções”, afirma o executivo, ressaltando que o objetivo da empresa pernambucana sempre foi entender o cenário de negócios em que seus clientes estão inseridos para oferecer produtos que apresentem o melhor custo-benefício.

“Quando pensamos nas soluções que vamos propor para determinada empresa, sempre levamos em consideração seu modelo de trabalho e de que forma podemos melhorar, através do Cloud Computing e do nosso portfólio de produtos, a maneira como aquelas pessoas trabalham para entregar qualidade e melhoria de produtividade alinhada ao negócio, pensando nos colaboradores e processos do cliente”, finaliza.

0

Viação Atalaia completa cinco anos de atuação em Aracaju

A Viação Atalaia Transportes, cliente TGI, completou cinco anos de atuação. Nascida em Aracaju, em Sergipe, e comandada pelos sócios Gbson Pereira e Alberto Almeida, a empresa, que tem frota de 158 ônibus e já gerou 1.100 empregos, espera chegar ao próximo ano como destaque no setor.

A Viação Atalaia nasceu da junção de dois grandes grupos empresariais de transporte, o Grupo Itamaracá e o Grupo Parvi, ambos pernambucanos. “Iniciamos a Atalaia do zero, recrutando colaboradores, comprando carros e dividindo nossos setores por mesas, sem paredes nem divisórias. Foi daí que surgiu nosso modelo de gestão compartilhada, que se mantém até hoje”, conta Hélio Delamare, gerente administrativo e financeiro adjunto da Viação Atalaia.

Hoje, a Viação Atalaia tem como marca forte a qualidade e a eficiência do seu modelo de gestão; é feito o monitoramento sistemático de sua estratégia e dos resultados, com a participação ativa dos principais gestores da empresa e com a liderança executiva do diretor de operações e manutenção Emmanuel Wanderley, do gerente de manutenção Anderson Vieira e do gerente administrativo e financeiro adjunto Hélio Delamare.

Para o próximo ano, a empresa pretende se destacar ainda mais no setor de transportes. “Construímos a nossa missão e uma visão para 2019, que tem como objetivo colocar a Viação Atalaia cada vez mais como referência em transporte público de passageiros, operando com pontualidade, responsabilidade socioambiental e respeito aos clientes, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento da mobilidade urbana na região”, finaliza Delamare.

0