Colégio Dourado comemora 47 anos de educação inovadora

O Colégio Dourado, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, celebra 47 anos de existência, sempre voltado à formação integral do cidadão e a aquisição do conhecimento global e responsável. A instituição de ensino, cliente TGI, está antenada com os desafios do século 21 e com as transformações sociais, desenvolvendo projetos de forma consciente e sustentável. Neste ano, a programação inclui uma série de atividades especiais, unindo coordenadores, professores, auxiliares, alunos e seus familiares. As ações já integram as comemorações pelo cinquentenário, em 2023.

De acordo com a direção, todos os alunos Dourado estão engajados com projetos socioambientais, dentro do tema “Transformando vidas, criando bons hábitos”. “A proposta é de construir saberes e multiplicar ações concretas”, explica Maria José Fernandes Dourado, uma das diretoras do colégio. Dentre os projetos desenvolvidos neste ano estão o “Frutas: pegue e pague”, que visa estimular a alimentação saudável, valores éticos, autonomia e habilidades práticas dos estudantes; o “Olho nos óculos”, que tem como objetivo desenvolver a cidadania, solidariedade e empatia e o “Rumo ao descarte correto”, que estimula a coleta de latinhas de alumínio, garrafas pet, pilhas e lixo eletrônico, com o propósito de incentivar o consumo sustentável e o combate ao desperdício.

Tais ações são vivenciadas pela Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). Já no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, o Dourado ampliou a carga horária nas segundas, quintas e sextas à tarde, com vivências diferenciadas que  englobam as habilidades e competências previstas na BNCC e as exigências para o Novo Ensino Médio – os Itinerários Formativos: aulas eletivas de Espanhol para o Ensino Fundamental (anos finais); banca de estudo para concursos militares (9º ano e Ensino Médio); monitoria de Redação (Ensino Médio) e aulas temáticas e de aprofundamento (“Quinta Dourada”) para o SSA; ENEM e Olimpíadas. O São João Dourado, ExpoDourado (Mostra de Iniciação Científica) e o Show de Talentos Dourados são exemplos de outros grandes eventos que serão realizados com toda a escola, alicerçados na construção da boa convivência entre os alunos, familiares e colaboradores.

O Colégio Dourado tem em sua proposta educacional os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Segundo a também diretora Maria do Rosário Dourado Paiva, o objetivo é de sempre ofertar aos estudantes uma educação inovadora e contínua. “Trabalhamos para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, promovendo a transformação da sociedade”, explica. Para ela, a proximidade dos 50 anos traz desafios. “É preciso modernização, mas procuraremos manter nossos valores éticos e participação ativa da comunidade escolar”, completa.

 

Enviar para um amigo
0

ESCREVA SEU COMENTÁRIO