Francisco Cunha guia primeira Caminhada Domingueira de 2020

O consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, guiou, no dia 02 de fevereiro, a primeira edição de 2020 da Caminhada Domingueira, desta vez com uma temática especial: o Recife e suas pontes. Apoiada pelo Movimento “Olhe pelo Recife”, sob coordenação do Observatório do Recife, a caminhada apresentou ao público uma oportunidade de conhecer a história de alguns dos principais cartões-postais da cidade.

A concentração ocorreu no Marco Zero do Recife, por volta das 8h. De lá, o grupo de mais de 200 pessoas seguiu por um percurso de cinco quilômetros. O roteiro incluiu seis das oito pontes existentes no centro do Recife: Maurício de Nassau, Seis de Março (mais conhecida como Ponte Velha), Boa Vista, Duarte Coelho, Santa Isabel e Buarque de Macedo. O encerramento foi feito no Boulevard Rio Branco.

Durante a caminhada, o guia Francisco Cunha, que tem formação em arquitetura e urbanismo, defendeu que a melhor forma de conhecer, de verdade, a cidade é a pé. “Quando utilizamos qualquer outro modo de locomoção, seja de carro, moto, ônibus ou bicicleta, estamos em uma velocidade incompatível com a observação da cidade. O Recife, em particular, foi projetado quando ainda não existia automóvel. Então, ela foi feita para ser vista a pé em sua parte mais antiga que inclui todo o centro”, afirma.

A próxima Caminhada Domingueira está prevista para acontecer em março. A agenda de atividades pode ser acompanhada na página oficial do Observatório do Recife no Facebook (www.facebook.com/observarecife), no grupo Caminhadas Domingueiras do Facebook ou no Instagram.