Francisco Cunha ministra palestra em convenção anual do Lafepe

O consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, foi o palestrante convidado da convenção anual do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe). O evento, realizado no dia 22 de janeiro, na área de eventos da Arena Pernambuco, contou com a participação de 550 colaboradores do laboratório.

Em sua apresentação, Francisco Cunha falou sobre as perspectivas deste ano para o mundo, o Brasil, o Nordeste e Pernambuco. No que diz respeito ao Recife, o consultor discorreu sobre a importância da mobilidade a pé e como isto muda a visão da cidade e de mundo. A plateia reagiu positivamente com um participativo debate ao final.

O Lafepe, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, é hoje um dos três maiores laboratórios públicos do Brasil. Atualmente desenvolve, produz e comercializa medicamentos e óculos, atendendo às políticas públicas de saúde. Na política de distribuição local de medicamentos básicos, o Lafepe dispõe de farmácias espalhadas por todas as regiões do estado de Pernambuco, onde comercializa medicamentos de fabricação própria, além de genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados.

Em 1994, destacou-se como primeiro laboratório oficial, no Brasil, a produzir o antirretroviral Zidovudina (AZT). É fabricante exclusivo do Zidovudina na apresentação xarope, utilizado no tratamento de crianças portadoras do vírus HIV. É o único laboratório oficial, no mundo, fabricante do Benznidazol, usado em pacientes com o Mal de Chagas. O Lafepe destaca-se também como o único fornecedor do hipoclorito de sódio 2,5% para combate ao cólera e dos antipsicóticos Clozapina, Quetiapina e Olanzapina.