Vila Aprendiz promove evento para discutir a educação do futuro


A escola Vila Aprendiz, cliente TGI, promoveu, em outubro, o evento “Como preparar seu filho para o futuro?”. O encontro, que reuniu cerca de 180 pessoas no auditório do empresarial JCPM, recebeu os palestrantes Miguel Thompson e Sérgio Godinho, duas referências educacionais do país, que estiveram pela primeira vez no Recife.
Professor, biólogo, consultor e gestor educacional, Miguel Thompson, um dos convidados do evento, é diretor acadêmico da Fundação Santillana, que desde 1979 realiza e apoia iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da educação e da cultura. Já Sérgio Godinho é diretor e proprietário da Escola da Serra, instituição de ensino privada em Belo Horizonte (MG).
Sob sua gerência, a escola tornou-se uma das mais diferenciadas do Brasil por sua metodologia inovadora, sendo reconhecida pelo MEC como “referência em inovação e criatividade na educação básica”. No colégio, não há separação por séries e as crianças e os adolescentes dividem o mesmo espaço físico. Cada um tem autonomia para escolher o tema do estudo do dia de acordo com suas áreas de interesse, colocando o aluno como protagonista do processo educativo.
Em suas palestras durante o evento “Como preparar seu filho para o futuro?”, os dois especialistas abordaram a inovação como a base principal para a construção de um futuro promissor, e como pais e escolas devem andar de mãos dadas para que isto de fato aconteça.
“O principal objetivo dessa ação foi apresentar às famílias e profissionais da área a necessidade de mudança na educação por parte das escolas, apresentando as transformações do próprio mercado de trabalho e das habilidades necessárias para a atualidade e o futuro. Escola e pais precisam acompanhar essas mudanças para preparar nossas crianças e jovens”, afirma Paula Leão, diretora de gestão e novos projetos e sócia da Vila Aprendiz.
História – Fundada por Sandra Kattah há 10 anos, a Vila Aprendiz nasceu a partir do sonho da professora de criar uma escola diferente das existentes no mercado. Trabalhando em outras instituições de ensino e em um consultório com crianças com dificuldade de aprendizado, ela percebeu uma desvalorização da primeira infância, fase mais importante do desenvolvimento cerebral. Depois de muita pesquisa e estudo, Sandra fundou a Vila Aprendiz, hoje voltada para a educação infantil e ensino fundamental.