Francisco Cunha ministra palestra sobre o futuro do centro do Recife no Festival REC’n’Play 2019


O consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, guiou uma caminhada pela chamada Ilha de Antônio Vaz, que engloba os bairros de Santo Antônio, São José, Cabanga e Joana Bezerra, na manhã de 05 de outubro, no último dia do Festival REC’n’Play 2019. Antes, ministrou uma palestra sobre o tema Uma visão do Futuro para o Centro do Recife, na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife), na Rua Riachuelo.
A caminhada seguiu pelas principais ruas dos bairros de Santo Antônio e São José, chegando até a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, onde aconteceu um debate com os temas comentados na palestra e vivenciados na caminhada.
“Um evento como esse é de grande importância para a cidade do Recife, em especial para o seu centro, porque traz as pessoas para conhecerem a realidade tanto do ponto de vista conceitual, teórico, a partir de uma apresentação, mas também por meio da caminhada que tivemos a oportunidade de fazer. Começamos no Bairro da Boa Vista e passamos pela Rua do Hospício, Rua da Imperatriz e pelo início da requalificação da Avenida Conde da Boa Vista”, contou Francisco Cunha.
A caminhada seguiu cruzando a Ponte Duarte Coelho, passando pela Avenida Guararapes, Praça da Independência, Ponte Mauricio de Nassau, Marquês de Olinda e Rua do Bom Jesus, finalizando ao lado da Torre Malakoff, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para o consultor, o próximo passo a partir do debate realizado no REC’n’Play é aumentar a compreensão dos moradores e formadores de opinião para a importância fundamental de recuperar o centro do Recife. “Não se conseguirá resolver o problema de um bairro sem resolver o problema de outro, porque estão todos integrados em um só território. Território central, histórico, que foi de fundamental importância econômica e hoje tem uma grande importância do ponto de vista da centralidade da cidade do Recife e na Região Metropolitana”, concluiu.