Documentário da Carnaval Filmes ganha prêmio em festival internacional de cinema


Com produção da Carnaval Filmes, cliente TGI, o documentário “Casa”, da roteirista Letícia Simões, foi o grande vencedor na categoria Prêmio da Crítica do 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O documentário teve a sua estreia mundial durante o evento, realizado em junho e que contou com uma programação intensa de produções nacionais e estrangeiras.
Com roteiro de Letícia Simões, o documentário “Casa” traz a história da personagem homônima, filha recém-separada e que se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa. Heliana, mãe de Letícia, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Mostrando a relação de afeto entre essas mulheres, o documentário questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família e o que é casa.
A première de “Casa” no festival contou com um debate que reuniu a diretora Letícia Simões e parte da equipe de produção do documentário. Simões é brasileira de Salvador e tem em seu currículo outros documentários como “Bruta Aventura em Versos” (2011), “Tudo vai ficar da cor que você quiser” (2014), e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva” (2018), uma trilogia sobre poetas brasileiros. É mestre em Filme-ensaio pela EICTV (Cuba) e em Estudos Contemporâneos da Arte pela UFF (RJ).
“Casa” é uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão, com montagem de Eduardo Chatagnier e Letícia Simões, direção de fotografia de Breno César e Letícia Simões, direção de produção de Luna Gomides, som de Pedro Moreira, desenho de som e mixagem por Nicolau Domingues e música de O Grivo. A distribuição é da Pandora Filmes.