Colégio Dourado completa 46 anos e adota novo posicionamento


São 46 anos de história, completados agora em fevereiro, com a certeza de sempre trabalhar dentro de uma metodologia inovadora. O Colégio Dourado, cliente da TGI, vem adotando muitas novidades com o objetivo de acompanhar cada vez mais as mudanças que o mundo exige, com mais visibilidade para seus projetos e uso da tecnologia como ferramenta aliada no processo de ensino e aprendizagem.
Com a perspectiva de implementar as muitas ideias que fervilham na cabeça das irmãs Maria José Dourado e Maria do Rosário Dourado Paiva, que haviam trabalhado em outra instituição de ensino do Recife, elas criaram o seu próprio colégio. A trajetória teve início no bairro do Paissandu, em 1973, porém já em 1977 foi para Boa Viagem e, em 1981, o Colégio Dourado se estabeleceu em Setúbal, onde funciona até hoje. “Era tudo descampado no entorno e vimos o bairro crescer ao nosso redor”, conta Maria José.
Neste ano, o Colégio Dourado implementou no seu currículo da Educação Infantil ao 5º ano um programa específico de educação socioemocional, através do programa LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, que tem como objetivo preparar os alunos para os desafios do século XXI. “Queremos preparar melhor as crianças para as mudanças que estão acontecendo, trabalhar as emoções, os relacionamentos, é algo que elas podem levar para além da escola”, diz a diretora sobre a temática que sempre norteou as atividades da instituição.
Além disso, há dez anos do Ensino Médio e há dois anos do 6º ao 9º ano, o Colégio Dourado vem inserindo atividades online, com uma equipe que trabalha junto com os alunos nesta questão. O trabalho é feito em parceria com o SAS uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para escolas, oferecendo soluções educacionais. “Queremos que as crianças estejam inseridas dentro da era delas, do que é a atual realidade para elas”, detalha Maria José.