Sócio da TGI e da Revista Algomais ministra palestra em evento para empresários de Petrolina


O consultor Tiago Siqueira, sócio da TGI e da Revista Algomais, foi um dos palestrantes do Petrolina Law & Business Day, evento que reuniu empresários da cidade pernambucana com o objetivo de debater as perspectivas empresariais para 2019. Promovido pelo escritório BVP – Berardo, Vasconcellos & Pontes Advogados, com apoio da Fiepe, da Revista Algomais e da TGI, o encontro aconteceu no dia 19 de fevereiro, no Hotel Nobile, em Petrolina.
Com palestras que abordaram os impactos das mudanças nas empresas, a terceirização de atividade fim e as oportunidades à luz da nova jurisprudência em matéria tributária, o Petrolina Law & Business Day buscou munir o empresariado da região com alternativas jurídicas e de gestão para melhorar o desempenho de suas empresas. “Pensamos nesse evento como uma forma de inserir o importante setor produtivo e empresarial de Petrolina nas discussões acerca dessas positivas alterações econômicas, legislativas e jurisprudências que se apresentam”, explicou o advogado André Berardo, sócio da BVP Advogados.
Em sua apresentação, Tiago Siqueira, sócio da TGI, falou sobre o tema “Impactos das mudanças nas empresas e nas pessoas”, contextualizando os dois mais recentes e importantes processos de mudança que o mercado vem passando: o momento político-econômico que o Brasil está vivendo e a nova era do mundo digital, chamada de “quarta revolução industrial”. Segundo o consultor, o país passou por uma crise muito grave, com grande aumento no número de desempregados, o que modificou os hábitos da população, refletindo também no desempenho do mercado.  “Porém, há sinais de otimismo por parte dos empresários. Isso já é o primeiro passo para a retomada da economia”, afirmou.
Para além da crise, outro fator que anda mexendo muito com o mercado é a evolução do mundo digital. “O comportamento do consumidor está sendo modificado de várias formas. Um desses comportamentos se chama ‘economia do compartilhamento’, onde o acesso às coisas passa a ser mais importantes do que a posse delas. Exemplos disso são as plataformas de compartilhamento como AirBnb e Uber, os aplicativos de streaming como Netflix e Spotify, entre outras”. Para o consultor, as empresas que não buscarem se adaptar a este novo cenário, serão mais afetadas e ficarão para trás.
Por isso, a palavra de ordem para o mercado, diante de tantas mudanças, é investir em um planejamento estratégico, de curto a longo prazo, para que se tenha uma perspectiva mais clara dos desafios que estão por vir.