IMIP celebra centenário do professor Fernando Figueira


O IMIP, cliente TGI, realizou, no dia 4 de fevereiro, uma missa em memória ao centenário do seu fundador, Professor Fernando Figueira, que pautou a sua vida em prol da medicina social. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio e reuniu integrantes da família Figueira e diversas autoridades, entre elas o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, e os secretários estaduais e municipais, respectivamente, André Longo e Jailson Correia. Também estavam presentes amigos e funcionários do hospital.
Também dentro das celebrações do centenário do Professor Fernando Figueira, no dia 06 de fevereiro, foi lançado o Selo Especial Fernando Figueira, em parceria com os Correios, em solenidade na Sala de Defesa de Tese do Instituto. A tiragem é de 300 mil selos, com valor de R$1,95 cada selo.
As peças, que apresentam a foto de Figueira captada por Severino Ferreira de Lima Filho, estão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual. Além disso, o IMIP promove ainda, até o mês de maio, a exposição “Fernando Figueira, o homem”, com fotos antigas do acervo da família, as origens e a vida em família do professor. A mostra acontece no Museu do IMIP, com visitação é gratuita.
Fernando Figueira – Diplomado pela Faculdade de Medicina do Recife, em 1940, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira teve sua vida pautada na medicina social. Iniciou sua vida profissional como clínico geral em Quebrângulo, interior de Alagoas, onde permaneceu até o ano de 1948, quando se mudou para São Paulo, tornando-se médico no Hospital das Clínicas e professor assistente de Pediatria da Universidade de São Paulo.
Nos anos seguintes, foi Professor Visitante nos Estados Unidos, México e Paris. De volta ao Brasil, em 1960, assumiu a Cátedra da disciplina de Pediatria da UFPE, e em seguida, o cargo de Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas. Ao longo de sua carreira como médico e professor, Fernando Figueira sempre vislumbrou o sonho de construir um hospital-escola, de caráter filantrópico, destinado a atender a população carente, e em 1960 esse sonho foi concretizado através da sua grande obra: o IMIP.
Outro destaque foi a criação da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), em 1987. Entidade jurídica, de Direito Privado e sem fins lucrativos, a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) tem a missão de mobilizar a sociedade para a obtenção dos recursos necessários à continuidade das ações do IMIP, dirigidas às crianças e mulheres carentes do Nordeste Brasileiro.
Fernando Figueira faleceu aos 84 anos, em abril de 2003, deixando como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como uma imensa dedicação ao ensino e à produção científica.