Animação da Carnaval Filmes e REC Produtores estreia na TV Brasil


A animação “Bia Desenha”, produção da Carnaval Filmes e REC Produtores, clientes da TGI, estreou em janeiro na TV Brasil, com transmissão nacional. A animação foi desenvolvida como um projeto a ser inscrito no edital do Fundo Setorial do Audiovisual, voltado para a produção de conteúdo para TVs públicas. O desenho, que tem como foco abordar valores como afeto e família, mostra o cotidiano dos primos Bia, de 5 anos, e Raul, de 6 anos, que moram na periferia de uma grande cidade e se encontram depois da escola para brincar, desenhar e viver grandes aventuras.
Criada pelos roteiristas Neco Tabosa e Karol Pacheco, e com arte desenvolvida por Raul Souza, a série surgiu como uma oportunidade para as produtoras alcançarem o público infantil. “Era a oportunidade ideal de conseguir financiamento para produzir a temporada de 13 episódios e, ao mesmo tempo, fazer com que ela chegasse até crianças de todo o Brasil que pudessem acessar o conteúdo em TV aberta oferecida de forma gratuita e distribuída em uma rede que envolve diversos canais”, conta Nara Aragão, sócia da Carnaval Filmes. Todo o conteúdo aprovado no edital é disponibilizado pela EBC – Empresa Brasileira de Comunicação para toda a Rede Brasileira de TVs Públicas, que envolve desde a TV Brasil até TVs universitárias e comunitárias.
Para a produtora, a estreia na TV é importante para fortificar o desenvolvimento de um nicho local de produção de animações. “É a nossa primeira série de animação infantil, área em que temos muito interesse, além de contribuir para o fortalecimento de uma cadeia produtiva local para a animação. Temos excelentes profissionais no mercado, que encontram poucas oportunidades para desenvolver seus talentos e ganhar experiência”, comemora.
Além de “Bia Desenha”, a Carnaval Filmes tem mais três projetos de animação em fase de desenvolvimento e captação de recursos: “Dó Ré Mi Fadas”, série musical para o público pré-escolar inspirado na dupla de artistas pernambucanas Fadas Magrinhas; “Próximo Passado”, série voltada para crianças e pré-adolescentes com idades entre 9 e 12 anos; e “Poemas de Bichos”, série com pequenos clipes musicados para crianças dos 3 aos 6 anos, adaptada dos poemas do livro homônimo do autor Germano Rabello e com ilustrações de Guilherme Lira.