Grupo Olho D’Água comemora safra recorde da COMVAP

O Grupo Olho D’Água, cliente TGI, comemora a safra da usina COMVAP, no Piauí, que atingiu o marco de um milhão e 150 mil toneladas em 2018, a maior já registrada. Adquirida em 2003, a usina possuía, no início da compra, moagem de pouco mais de 200 mil toneladas por safra, tendo progredido em até seis vezes desde a aquisição pelo grupo. Hoje, a usina é o maior empreendimento agroindustrial em desenvolvimento do estado.

O investimento em tecnologia é o fator principal atribuído para o aumento considerável da safra da COMVAP, principalmente na irrigação. “A quantidade de chuvas na região se restringe a fevereiro a abril. Durante os meses sem chuva, a empresa repõe a necessidade de água das plantas. Na COMVAP, temos três sistemas de irrigação: pivô central, a aspersão e Hidro Roll. Isso aumenta a produtividade em no mínimo 50%”, explica Diogo Tavares de Melo, superintendente administrativo financeiro do Grupo Olho D’Água. Além da irrigação, a empresa também investe em tratos culturais, adubação do terreno conforme a necessidade da planta e colheita de acordo com manejo de variedade do terreno, além de máquinas e tratores de alta tecnologia, equipados com GPS.

Para Diogo, o crescimento da usina é importante, principalmente, para o desenvolvimento da região. “Assumimos a empresa em janeiro de 2003. Depois disso, investimos na expansão de área, e instalamos uma fábrica de açúcar, pois no início era apenas destilaria. Isso desenvolveu muito a região, que é muito carente de investimentos que gere renda, e atualmente estamos com  2.500 empregos na safra”, afirmou o superintendente.

Para os próximos anos, a meta é atingir uma safra ainda maior. “Este ano, o Grupo Olho D’Água completa 90 anos de existência, com unidades em Pernambuco e no Piauí. Continuamos investindo muito no setor sucroalcooleiro e nossa meta é chegar a 1,5 milhão de toneladas na safra da COMVAP em 2020, gerando crescimento na economia, mais empregos e desenvolvimento da região”, conclui Diogo.