Filme da REC Produtores estreia em Portugal

O filme “Joaquim”, coprodução luso-brasileira assinada pela REC Produtores, cliente TGI, e pela Ukbar Filmes, fez sua estreia no circuito de cinema de Portugal. Realizado pelo pernambucano Marcelo Gomes, o longa reuniu um elenco de atores portugueses, brasileiros e africanos para contar a trajetória de Tiradentes.

O drama trata da formação política de Joaquim José da Silva Xavier, imortalizado como Tiradentes, protagonista e mártir popular da revolta que, no final do século XVIII, ficou conhecida como a Inconfidência Mineira. A trajetória de como um soldado colonial se transformou num herói revolucionário é mostrada no filme, que mistura ficção com fatos históricos.

Protagonizado pelo brasileiro Júlio Machado, “Joaquim” conta com vários atores portugueses no elenco, como Isabél Zuaa e Nuno Lopes, além do luso-guineense Welket Bungué. Exibido pela primeira vez durante a 67ª edição do Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2017, o filme foi selecionado para competir pelo Urso de Ouro, um dos mais importantes e prestigiados prêmios de cinema do mundo.