TGI apresenta resultados da III Pesquisa sobre Governança Corporativa

Durante o evento Empresa Familiar Competitiva 2018, no último dia 26 de outubro no Mar Hotel em Boa Viagem, a TGI Consultoria apresentou os resultados da sua terceira pesquisa com empresários, herdeiros, sucessores e executivos de empresas familiares. A edição 2018 teve como objetivo conhecer como as famílias empresárias pernambucanas vêm administrando as interfaces entre a família e a empresa e como as mulheres da família estão inseridas nos negócios. O evento reuniu mais de 200 convidados e contou com várias palestras em torno do tema.

As consultoras e sócias da TGI, Cármen Cardoso e Georgina Santos, abriram o evento com a apresentação dos resultados da sondagem. Este ano, chamou a atenção o fato de 70% dos respondentes ainda não terem um Conselho de Família estruturado, apesar de 84% afirmarem que acham importante investir nessa iniciativa. Outro dado interessante foi sobre a presença das mulheres na governança corporativa. Segundo a sondagem, a presença feminina em cargos de liderança é ainda menor que a dos homens: 70% dos homens ocupam cargos gerenciais enquanto 30% são ocupados por mulheres.

Seguindo a programação, a presidente da Usina Petribu, Daniela Petribu Oriá, falou sobre o tema “Mitos e tabus da liderança feminina na empresa familiar”. Já Edson Menezes, da EMC Consultoria, na sequência tratou do tema “A importância da informação organizada para o bom funcionamento dos conselhos de administração”. No segundo bloco do evento, o empresário Fernando Carrilho, diretor da Construtora Carrilho, falou sobre a “Evolução de uma família empresária”. E fechando a programação, a sócia do escritório Martorelli Advogados, Fabiana Nunes, expos os desafios do planejamento sucessório.

A próxima edição do evento Empresa Familiar Competitiva acontece em 2020 e será, a partir de agora, intercalado com o ENEF Nordeste – Encontro Nacional de Empresas Familiares, que acontece pela primeira vez na região nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, através da parceria entre as equipes da Werner Bornholdt Consultores e da TGI. Com um mix de palestras, workshops, debates e troca de experiências, o ENEF é voltado para integrantes de empresas familiares e visa discutir os desafios que precisam ser enfrentados para a longevidade.

Confira os resultados da pesquisa através do link http://bit.ly/2RIJHH3