Padaria Pães & Delícias inaugura espaço em homenagem a escritor caruaruense

Cliente TGI, a Padaria Pães & Delícias, em Caruaru, inaugurou um espaço para homenagear o escritor caruaruense Nelson Barbalho, um dos principais nomes da literatura e história de Caruaru. O espaço fica localizado na Praça Deputado Henrique Pinto, conhecida como “Rua da Matriz”, em frente à padaria, e recebeu uma estátua em tamanho natural do escritor.

A ideia surgiu a partir da discussão com comerciantes do entorno da rua sobre uma reforma de qualificação da calçada, uma das vias mais movimentadas do centro de Caruaru e que era ponto de encontro de músicos desde a época de Nelson Barbalho. O projeto de desenvolvimento do espaço é da Eleve Arquitetura, e teve como objetivo, além de revitalizar a rua, contemplar o paisagismo e a importância histórica do local.

“A nossa proposta foi a de homenagear o escritor e fazer com que as novas gerações conheçam sua importância para a cultura da cidade, além de presentear Caruaru com um novo ponto turístico bem no centro comercial, acessível a todos”, afirma o proprietário, Eli James Laureano. No projeto, foi construída uma estátua do escritor em tamanho natural, feita em cimento pelo artista plástico Caxiado. Além da intervenção artística, a obra também recebeu piso intertravado para facilitar a mobilidade e acessibilidade dos pedestres e um banco de concreto para favorecer a organização do trânsito ao redor. O espaço recebeu o nome de Espaço Nelson Barbalho.

A inauguração do Espaço Nelson Barbalho aconteceu no dia 25 de outubro e contou com apresentação musical e a presença do arquiteto e urbanista Francisco Cunha, sócio da TGI, que falou sobre a importância das calçadas para a mobilidade urbana.