Control capacita mão de obra migrante em Roraima

Cliente TGI, a empresa Control, especialista nas áreas de construção civil, infraestrutura e prestação de serviços no setor elétrico, promoveu uma ação para capacitação de mão de obra migrante e brasileira na cidade de Boa Vista, em Roraima. A iniciativa integra o Ser Control Educação, projeto de responsabilidade social promovido pela empresa e que tem como objetivo cuidar da população e do meio ambiente através de ações educativas.

Segundo Dhenia Sena, gerente de Gente e Gestão da Control, a ideia da ação surgiu a partir da sensibilização da empresa com a difícil situação dos imigrantes venezuelanos em Roraima, principalmente por causa do desemprego. “O projeto foi criado tendo em vista a realidade econômica dos países que se encontram em guerra ou instabilidade econômica e na tendência que vem se consolidado no Brasil, como destino desses imigrantes, pela dificuldade econômica no estado de Roraima e pelo alto índice de desemprego na região, o que também atinge a população brasileira”, explica a gerente.

A partir daí, surgiu o projeto de capacitação para Refugiados e Brasileiros do Ser Control, com uma jornada de treinamentos técnicos com foco na capacitação para o mercado de trabalho, em áreas como Segurança em Eletricidade (NR 10 básico), Segurança em Atividades em Altura (NR 35) e em Segurança no Trabalho com máquinas e equipamentos elétricos de poda, como moto poda e moto serra (NR-12). Participaram desta primeira edição mais de 50 pessoas, que também receberam orientações sobre comportamento e postura profissional.

“Ao saírem do projeto, todos estavam aptos a trabalhar em empresas diversas, principalmente no setor de energia. Vários participantes, inclusive, já foram absorvidos pelo mercado de trabalho, alguns até em outros estados. Isso mostra que, através da nossa iniciativa, conseguimos contribuir para uma melhora na qualificação da mão de obra tanto no estado quanto fora dele”, afirma Dhenia.

Control – Fundada em 1999 na cidade de João Pessoa, na Paraíba, a empresa oferece soluções em engenharia, desenvolvimento de softwares de automação comercial para o setor elétrico, gerenciamento de projetos e fiscalização. Com cinco unidades, nos estados do Amazonas, Roraima, Acre, Alagoas e Bahia, além da sede na Paraíba, a Control emprega, atualmente, cerca de 3.200 pessoas.