Médico do RICO participa de pesquisa sobre câncer de estômago

O cirurgião oncologista Dr. Mário Rino Martins, do RICO – Real Instituto de Cirurgia Oncológica, cliente da TGI, foi um dos médicos participantes de um estudo realizado no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) que pode sinalizar um novo tratamento para combater o câncer de estômago, um dos tipos mais graves e com maior incidência entre os brasileiros. A pesquisa, feita com 58 pessoas, dais quais 24 eram pacientes do HCP e 34 não tinham a doença, teve duração de dois anos.

Segundo Dr. Mario Rino, os médicos utilizaram um caminho diferente para investigar a doença e buscar alternativas para o tratamento do câncer de estômago, que tem pouca eficácia, principalmente para os tumores em estágio avançado. “A grande ideia dessa pesquisa foi partir não da doença, do mecanismo da doença, e sim entender os mecanismos de defesa e tentar achar alternativas que possam estimular esse sistema a destruir as células tumorais”, afirma o cirurgião.

Para entender o sistema imunológico, os pesquisadores estudaram uma proteína presente nos linfócitos, que são as células de defesa do organismo. A proteína OX-40 apresentou os melhores resultados na ativação do sistema imunológico, e a ativação dela é um passo importante para provocar uma reação mais eficiente do organismo. O estudo comprovou que o sangue das pessoas saudáveis tem uma quantidade muito maior dessa proteína do que o sangue das pessoas doentes

“Estes resultados vão ajudar muito, porque certamente vai haver uma revolução na área médica em geral, especialmente na oncologia. A pesquisa vai ser disseminada não só para o câncer gástrico, mas para os outros tumores e vai certamente permitir mais chances de cura”, explica Dr. Mário Rino.

RICO – O Real Instituto de Cirurgia Oncológica foi criado em 2011 e tem uma equipe composta por profissionais que realizam atendimento cirúrgico personalizado em pacientes com câncer.  O consultório atua nas áreas de tumores cutâneos, do aparelho digestivo, fígado, pâncreas e ginecológicos e também é responsável por implantar a cirurgia de transplante de fígado no Hospital Português. O instituto está localizado no primeiro andar do edifício João de Deus, dentro do RHP, que fica na Avenida Governador Agamenon Magalhães, em Recife.

Clique aqui e confira a matéria veiculada pela TV Globo.

*Imagem de reprodução Rede Globo