Sócios da TGI lançam livro sobre o Imip

Os consultores e sócios da TGI, Fernando Braga e Ricardo de Almeida, lançaram, no dia 18 de setembro, o livro “O Imip e a Crise – Êxitos e Desafios”, publicação que teve como objetivo documentar como o instituto está superando a atual recessão econômica brasileira. O livro é dividido em cinco partes que descrevem a mobilização, o plano de contingenciamento de gastos, os programas de aperfeiçoamento da gestão, um relato das realizações do período e um resumo das lições aprendidas pelo Imip.

“Enfrentamos a maior crise que o país viveu. Evidentemente o Imip foi afetado e teve que tomar medidas de ajustes na gestão para assegurar a travessia nesse período. Estamos juntos desde 1999 prestando consultoria à instituição e consideramos pertinente documentar o trabalho que está sendo realizado nesse período, deixando uma lição importante para a gestão da saúde pública”, afirma o consultor Ricardo de Almeida.

De acordo com os autores, a crise está representando um período de fortalecimento para o Imip. Neste sentido, a publicação relata que o trabalho da gestão, participativa e transparente, está conduzindo a instituição para um aperfeiçoamento da prática do acompanhamento de indicadores financeiros e operacionais. Além disso, o livro registra o amadurecimento e a integração dos gestores nesse período de mudanças, em que é necessário expor dificuldades, tratar conflitos, propor e implantar inovações.

BAIRROS – Na mesma data, Francisco Cunha, consultor e sócio da TGI, lançou o livro “Lei dos 12 Bairros”, editado pela Companhia Editora de Pernambuco – Cepe e do qual é coautor, em conjunto com Norma Lacerda, Luiz Helvécio de Santiago e Paulo Reynaldo Maia.

Com prefácio da economista Tânia Bacelar, o livro trata da legislação que há 17 anos limitou a altura dos prédios em áreas de classe média já saturadas, fazendo uma análise dos resultados urbanísticos e as mudanças promovidas nesses locais. A publicação se divide em quatro capítulos principais: a dinâmica espacial imobiliária; o conjunto urbano de Casa Forte; a Lei dos 12 Bairros; e a ampliação da urbanidade para outras áreas do Recife.