Silvia Rissin assume a presidência do IMIP

Em agosto, foi realizada a cerimônia de posse de Silvia Rissin como presidente do IMIP, cliente da TGI. Após a transmissão do cargo, o agora ex-presidente professor Gilliatt Falbo foi agraciado com a Comenda Professor Fernando Figueira. Primeira mulher a assumir a presidência do instituto, Silvia Rissin comandou a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP por 22 anos, onde desenvolveu ações e projetos a fim de captar recursos financeiros, materiais e humanos para o IMIP. Em seu lugar, assume Elizabeth Zonari Veiga.

A solenidade contou com a presença dos ex-presidentes do IMIP, Bertoldo Kruse, Carlos Santos da Figueira, Antonio Carlos Figueira e Carlos Moraes, do secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa Junior, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, entre outros. Em sua fala, Silvia Rissin destacou a responsabilidade que terá a partir de agora. “É uma grande emoção assumir um novo desafio, principalmente quando sentimos a confiança daqueles que nos convidam para cumprir uma missão. Começo esta nova etapa com todo o meu entusiasmo, dedicação e compromisso”, disse.

Na entrega da Comenda Professor Fernando Figueira, o Prof. Gilliatt Falbo destacou sua trajetória na Instituição. “Encontrei no IMIP a oportunidade de poder ajudar aqueles esquecidos da sociedade injusta e também influenciar colegas no exercício de uma medicina social”, lembrou. Na conclusão do seu discurso, Falbo também fez um apelo. “Que as próximas gerações de dirigentes do IMIP guardem as bases filosóficas e os princípios que o Prof. Fernando Figueira nos legou”, completou.

Além de Silvia Rissin, a nova diretoria do IMIP é composta por Ítalo Rocha (vice-presidente), Vilneide Braga (1ª Secretária), Paulo Marcelo Bompastor (2º Secretário), Carlos Santos da Figueira (1º Tesoureiro) e Alex Caminha (2º Tesoureiro). Todos eles foram eleitos para um mandato de dois anos.

Silvia Rissin – Formada em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvia Rissin é mestra em Organização Hospitalar pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE). Tem dedicado sua carreira à área de saúde. Foi diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, cargo que exerceu simultaneamente com a função de gerente estadual do projeto NEII do Banco Mundial, projeto que contemplava a construção e reforma das unidades de saúde de Pernambuco.

Em 1996, foi convidada para assessorar o Professor Fernando Figueira no IMIP. Após três meses, sua dedicação e trabalho foram reconhecidos e ela foi convidada para assumir a presidência da FAF, cargo que acumulou até agosto de 2018. Falbo ocupou a presidência do IMIP por um período de quatro anos e agora retorna às suas atividades na Faculdade Pernambucana de Saúde, onde exerce a função de coordenador acadêmico.