Francisco Cunha palestra sobre mobilidade em Petrolina

O sócio da TGI, Francisco Cunha, foi um dos palestrantes do evento “Petrolina, Mobilidade e Cidadania Urbana”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco – Setranvasf, em Petrolina. Autor do livro “Calçada – O primeiro degrau da cidadania urbana”, o consultor falou, em sua apresentação, sobre os desafios da mobilidade a pé.

Segundo Francisco Cunha, é muito difícil encontrar uma cidade brasileira com calçadas adequadas para caminhar, com sombras e dimensões corretas. Para o especialista, se o pedestre não é priorizado, a cidadania também não é. “Numa cidade tropical como Petrolina, é preciso que tenha sombra, que é a amiga do pedestre. Eu andei de dia aqui e tive dificuldade. É preciso condições de conforto térmico para viabilizar a mobilidade a pé”, explica o consultor.

O evento teve como objetivo discutir diversos assuntos relacionados à mobilidade do município, que apesar de ter uma das melhores tecnologias embarcadas no sistema de transporte público, o MobiPetrolina, ainda não tem seu plano de mobilidade (Planmob) implementado. Também participaram como palestrantes o superintendente de transporte de Campina Grande, José Félix Neto, e o coordenador de Operações do Norte e Nordeste da Cittati Tecnologia em Desenvolvimento, Cristiano Roberto.