Secretário de Educação do Recife participa de reunião na Rede Gestão

A Rede Gestão realizou, em junho, na TGI, mais uma de suas reuniões, desta vez com a presença do secretário de educação do Recife, Alexandre Rebêlo. O secretário participou de debate com os integrantes do grupo sobre os programas municipais nas instituições de ensino, os desafios do trabalho com a educação no Recife e projeções para o futuro. Na ocasião, os participantes puderam opinar e também sugerir aperfeiçoamentos para as políticas públicas em educação no Recife.

Rebêlo falou sobre as unidades de ensino – entre escolas, creches e UTEC’s – e sobre projetos de retraçar o plano de estruturação dessas unidades. Desenhou também os principais desafios do ensino municipal hoje, a partir da primeira infância, passando pelo ciclo de alfabetização e terminando no Fundamental II. Segundo o secretário, a primeira infância é um período crucial de estímulo para o desenvolvimento neural da criança e a ausência de estímulos suficientes em crianças de baixa renda tem sido compensada com a criação de programas no governo municipal. No caso da alfabetização, Rebêlo falou do desempenho dos alunos nesta fase e sobre programas de letramento aplicados a estas redes de ensino.

Por fim, destacou o Ensino Fundamental II como ponto de acúmulo das deficiências nos outros períodos e como as políticas públicas desenvolvidas têm tentado renovar o interesse dos jovens desta fase na escola, inserindo-os em atividades e encaminhando-os para o ensino técnico. Rebêlo também falou sobre o aumento na procura por escolas de referência no cuidado de crianças com deficiência, além de planos para o futuro e mudanças estratégicas.

Rede Gestão – Criada em 1997, a Rede Gestão é formada por um conjunto de empresas e instituições especializadas que oferecem um amplo e diversificado leque de produtos para atender às variadas necessidades de assessoria, consultoria, capacitação e pesquisa de seus clientes — empresas privadas, públicas e organizações do Terceiro Setor.