Sócios da TGI realizam nova missão urbana à Colômbia

Após cinco anos da primeira visita técnica à Colômbia, com o intuito de conhecer as experiências de mudanças urbanas e sociais das cidades de Bogotá e Medellín, um grupo formado pelos secretários de Meio Ambiente, Segurança e Inovação Urbana do Recife, Bruno Schwambach, Murilo Cavalcanti e Tullio Ponzi, mais Francisco Cunha e Carmen Cardoso, sócios da TGI, realizam nova missão técnica ao país. A viagem acontece agora em julho e tem como propósito realizar uma nova avaliação das experiências da Colômbia, a partir de visitas às duas cidades e debates com autoridades locais. O resultado desta segunda missão será tema do livro com título provisório Conexão Recife-Medelín.

Segundo Francisco Cunha, que também é arquiteto e urbanista e integra o Observatório do Recife, o resultado da primeira viagem à Colômbia, além do conhecimento gerado pela observação in loco e pelas discussões realizadas pelos participantes, produziu os conteúdos básicos para o livro “As Lições de Bogotá & Medellín – do Caos à Referência Mundial”, com duas edições esgotadas.

“A publicação teve um importante papel no subsídio às discussões e debates relativos aos processos de mudança e intervenção urbana na cidade do Recife, inclusive no que diz respeito ao projeto Parque Capibaribe, desenvolvido em parceria pela Universidade Federal de Pernambuco, por intermédio do Inciti, e pela Prefeitura do Recife”, comenta Francisco Cunha.

A segunda missão de observação urbana à Colômbia tem na sua programação visitas a projetos inovadores como a Unidade de Vida Articulada e o bairro planejado Novo Ocidente, além de uma mesa redonda para discutir os desafios da gestão de cidades com a participação de representantes de iniciativas como Medellín Como Vamos, da Universidade Antioquia, do secretário de Planejamento de Medelín e dos representantes do Recife. Ainda haverá uma conversa com o prefeito de Medelín e com o secretário de Planejamento de Bogotá.

Conexão Recife-Medelín – O segundo livro já está na fase de produção de conteúdo e vai focar, segundo um dos autores, Francisco Cunha, nas similaridades e diferenças entre o Recife e Medelín. “Faremos uma contextualização dos processos de mudanças que estão ocorrendo nas cidades, detalhamento dos processos do Recife e Medelín e os principais projetos das duas cidades, além das alternativas de intercâmbio entre elas”, explica Cunha.