Tulasi comemora um ano de funcionamento e planeja expansão

O Tulasi Mercado Orgânico, cliente TGI, completa neste mês de maio seu primeiro aniversário com boas perspectivas de crescimento. Em um mercado que cresce entre 20% e 30% ao ano, o Tulasi, além de aumentar o acesso ao alimento orgânico e ampliar os públicos atendidos, pretende, ainda no segundo semestre deste ano, abrir a sua loja física no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Tudo isso faz parte de um projeto focado em promover relações sustentáveis para o meio ambiente e para todos os integrantes da cadeia produtiva.

“Não é um trabalho fácil, pois, apesar do interesse ser crescente, o mercado de orgânicos ainda é insipiente no Brasil. Mas quando trabalhamos em algo que acreditamos, tudo flui melhor”, comenta a diretora do Tulasi, Renata Nascimento, que vê na abertura da loja física um atrativo ao consumidor final. “Percebemos que o hábito de ir até a loja física para escolher e comprar o alimento ainda faz parte do cotidiano das pessoas”, analisa Renata sobre o varejo como forma de entretenimento e troca de informação entre as pessoas.

Além de atingir o público final através do e-commerce, o Tulasi já fornece seus produtos para restaurantes. “É muito animador trabalhar com restaurantes que têm a preocupação de oferecer um produto de qualidade para o seu cliente. Tem sido um trabalho proveitoso e que queremos ampliar”, afirma a diretora. Hoje, o Tulasi atende cinco restaurantes e também já fornece alimentos para mercadinhos. “Atualmente, atendemos dois mercadinhos. Para nós é muito produtivo. Eles já têm público cativo e conseguem inserir produtos segmentados com mais facilidade”, completa.

Para além do comercial, Renata Nascimento ressalta que a empresa surgiu a partir do propósito de valorizar os produtores orgânicos, principalmente os agricultores familiares locais. “A alma do Tulasi é conectar o consumidor final com produtores orgânicos, sustentáveis e artesanais locais, em consonância com o conceito de slow food, que valoriza e preserva a cultura local, ao passo que conecta essa cultura globalmente”, detalha. Hoje, a empresa trabalha com três agricultores orgânicos certificados por auditoria.

O Tulasi capacita e acompanha constantemente seus fornecedores e faz questão de passar a importância desse processo para o consumidor final. “Nossos rótulos têm a cara do agricultor orgânico e o nome do agricultor agroecológico. Isso facilita o acesso do consumidor final ao agricultor, da mesma forma que facilita o acesso do agricultor à informação, ao mercado, ao escoamento do seu produto de modo profissional, transparente, por meio de um comércio justo. Isso faz parte do ecossistema agroflorestral de gestão”, conclui a diretora.