Francisco Cunha ministra palestra no 5º Congresso Pernambucano de Municípios

O consultor Francisco Cunha, sócio da TGI, participou, no dia 06 de abril, do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. O evento aconteceu no Centro de Convenções e reuniu gestores estaduais e federais, além de instituições públicas e privadas para discutir temas de interesse das cidades.

No congresso, Francisco ministrou a palestra “Cidades sustentáveis: Planejamento, Mobilidade e Acessibilidade”. A conferência do consultor da TGI também contou com um debate para discutir o tema com os convidados, o consultor em acessibilidade e inclusão Manuel Aguiar, o mestre em Gestão Pública Roberto Salomão e o prefeito de Toritama, Edilson Tavares.

Em sua palestra, Francisco apontou o automóvel como o patrono dos planejadores urbanos no Século XX. “O paradigma da cidade planejada pelo e para o automóvel que imperou no século passado, simplesmente faliu! Por isso, estamos desafiados a fazer o planejamento urbano dos 5 km/h, velocidade média de caminhada urbana, e com sinalização na altura dos olhos do pedestre”, afirmou.

O Congresso Pernambucano de Municípios existe há cinco anos com o objetivo de convocar todas as cidades, empresas, ONGs e sociedade civil para tratar do desenvolvimento sustentável através do intercâmbio de informações e serviços das esferas pública e privada. O evento tem como mote a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação sustentável a longo prazo para o planeta.