Chiwake comemora 10 anos de pioneirismo na culinária peruana

O restaurante Chiwake, cliente TGI, comemorou seus 10 anos de existência e pioneirismo na culinária peruana em Pernambuco com uma mudança no visual e uma programação de eventos com chefs de todo o Brasil. O Chiwake nasceu através de visitas dos sócios Manuela Lisboa e Biba Fernandes ao restaurante Wanchako, em Maceió.

“Eu fiquei apaixonado pela culinária peruana. Depois de algumas conversas, conseguimos fechar uma consultoria com a chef e proprietária da casa, Simone Bert. Passei sete meses aprendendo diretamente com ela na cozinha e depois de um ano comecei a desenvolver meu próprio cardápio já no Chiwake, que foi o primeiro restaurante peruano de Pernambuco e o segundo no Brasil”, relembra Biba.

A inspiração para o nome surgiu da lenda peruana do pássaro Chiwake, mensageiro que os deuses enviaram para atender ao pedido dos homens que precisavam de mais alimentos. Por descuido, o pássaro acabou perdendo a panela mágica encaminhada para produzir os seus deliciosos pratos. Chiwake, então, decidiu que ele mesmo ensinaria aos homens a escolher os ingredientes e combinar sabores. Foi assim que, de acordo com a fábula, os peruanos aprenderam a cozinhar com a mesma arte dos deuses.

Ao longo de seus dez anos de existência, o restaurante se viu diante de alguns desafios, como a aceitação inicial do público ao tempero do Peru. “Foi difícil tirar a impressão que as pessoas tinham de que a cozinha peruana era comida mexicana. Há 10 anos, muita gente não sabia o que era comida peruana, tinha preconceito. Então, essa chegada de uma cozinha nova, de um local do qual o brasileiro não tinha muito conhecimento, causou um pouco de desconfiança no início. Hoje, já há certo fascínio”, conta o sócio.

Nesse tempo, o restaurante também passou por mudanças na sua estrutura. Nos cinco primeiros anos, a casa funcionou apenas no primeiro piso. O atendimento foi ampliado para a área externa e montou-se, também, o Chiwake Eventos no piso superior, para realização de eventos empresariais, aniversários, batizados e casamentos em ambiente climatizado e equipado com retroprojetor, wi-fi e cozinha-show exclusiva.

Premiações também não faltaram e, em 2010, o restaurante recebeu sua primeira estrela no Guia Quatro Rodas, que mantém até hoje. “Também fomos eleitos como a melhor cozinha contemporânea da cidade pela Veja Recife e, em 2011, o restaurante entrou para a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança”, conta Biba.

Na celebração de seus dez anos, o arquiteto Paulo Veloso foi contratado para comandar uma repaginada no espaço da casa. Além das mudanças de estrutura e iluminação, a cevicheria do restaurante foi montada em um novo espaço em frente ao público, permitindo aos visitantes assistirem à produção do prato. O cardápio também passou por mudanças, recebendo 10 pratos inéditos, entre entradas e pratos principais. No ensejo, Biba Ferreira também elaborou o prato da Boa lembrança de 2017 em homenagem ao estilista Ronaldo Fraga, que assinou a arte da cerâmica comemorativa dos 10 anos do restaurante, entregue aos clientes que pediram o prato.

A comemoração também contou com programação de quatro eventos, realizados ao longo do ano, e que contaram com a participação de chefs membros da Associação da Boa Lembrança. Entre os convidados, Manu Buffara (RS), Rodolfo Mayer (MG), Wanderson Medeiros (PB) e Thomas Troisgros (RJ). “O evento foi todo planejado para atender e proporcionar experiências diferenciadas aos nossos clientes”, afirma Biba. Para o futuro, o Chiwake deseja manter seu reconhecimento no mercado. “A expectativa para os próximos anos é que o restaurante continue sendo reconhecido por sua seriedade, qualidade e poder de renovação”, finaliza o sócio.