Ponto Cidadão comemora alto índice de empregabilidade

O projeto social Ponto Cidadão, que oferece educação e capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Igarassu, formou, em 2017, 81 alunos no programa Passagem para o Futuro, que tem o objetivo de inserir no mercado de trabalho jovens de baixa renda, com índice de empregabilidade de 80%. Além disso, o projeto também formou 46 alunos do Projeto Construindo o Futuro, curso de aprendizagem onde egressos do Passagem para o Futuro passam mais 11 meses como jovens aprendizes.

O projeto Passagem para o Futuro consiste em um curso preparatório para áreas administrativo-financeiras, com duração de um ano e ministrado por profissionais contratados e voluntários. No projeto, além das disciplinas, os jovens participam de feiras de cultura, junina e de informática, projeto de leitura, torneio de matemática e português, entre outras atividades.

O programa existe há mais de dez anos e já formou e inseriu no mercado mais de mil jovens. A família dos alunos também são participantes ativos do projeto, o que dá oportunidade aos gestores das empresas que contratam os estudantes, de apontarem pontos positivos e de melhora, contribuindo para a capacitação dos jovens.

Ponto Cidadão – O projeto funciona desde 2004 com foco em educação e preparação de jovens com idade entre 16 e 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, para o mercado de trabalho. O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciada com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG), ÁgilisRH e Rede Gestão.