Francisco Cunha participa de evento sobre calçadas em Brasília


O consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, participo do Programa MobUrb – Calçadas, em Brasília, promovido pela Secretaria Nacional da Mobilidade Urbana – SEMOB. O evento teve como objetivo apresentar experiências exitosas e discutir possibilidades para calçadas acessíveis e seguras, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Em sua palestra, intitulada “Calçada: o primeiro degrau da cidadania”, Francisco Cunha falou sobre sua trajetória como caminhante urbano e como guia das Caminhadas Domingueiras, que reúne grupos para passeios a pé por pontos históricos do Recife. O consultor também citou o desbalanceamento democrático da mobilidade urbana no Brasil, onde apenas 20% das vias públicas são destinas para o transporte público e para os pedestres.
Segundo Francisco, essa disparidade é fruto de um problema cultural, já que o pedestre, muitas vezes, desconhece seus direitos e age como se estivesse pedindo um favor aos veículos motorizados. Outra experiência local citada pelo palestrante no evento foi a criação do Movimento Olhe o Recife – Cidadania a Pé, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da mobilidade a pé para a qualidade de vida urbana e propor soluções e parcerias para aperfeiçoamento da prática.
Entre as ações do movimento está a criação de uma cartilha com os Mandamentos do Pedestre Recifense, idealizada para chamar a atenção para a inversão de prioridade e fornecer informações para ampliar a autonomia do pedestre. Além disso, o documento visa conscientizar os caminhantes sobre os seus direitos e deveres para futuras cobranças aos órgãos devidos.
Além da palestra de Francisco Cunha, o Programa MobUrb – Calçadas também contou com apresentações de ações de sucesso realizadas em outros estados brasileiros com foco na valorização das calçadas e melhoria da mobilidade urbana.