Alunos do Ponto Cidadão realizam ação de conscientização ambiental em comunidade carente


O projeto social Ponto Cidadão, do qual a TGI é parceira e gestora, realizou uma ação de conscientização ambiental na comunidade Beira Mar I, no município de Igarassu. Com o tema “Vida Limpa, Beira Mar I”, o evento contou com apresentação de documentários temáticos produzidos pelos alunos, divulgação de pesquisa sobre coleta seletiva e destinação de lixo, palestras, apresentações teatrais, oficinas e brincadeiras.
Foram três documentários apresentados durante o evento, com os temas: coleta seletiva nas residências e empresas, rotina dos garis e suas dificuldades e a diferença entre lixão e aterro sanitário, todos produzidos pelos alunos do projeto. Na preparação para o evento, os estudantes realizaram pesquisa para um levantamento sobre coleta seletiva e destino do lixo em Beira Mar I, que foi entregue à prefeitura de Igarassu.
A ação também contou com palestra sobre o rio São Domingos, que banha a comunidade, oficina de artesanato e brincadeiras com materiais recicláveis e apresentação de peça teatral com a temática dos cinco R’s da conscientização ambiental: Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O evento aconteceu em parceria com a Alcoa, Itamaracá Transportes, Agenda 21, Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu e supermercados da região.
Ponto Cidadão – O projeto foi criado em 2004 com foco em educação e preparação de jovens com idade entre 16 e 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, para o mercado de trabalho. O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de empresas voluntárias e gerenciada com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.