Audiovisual une forças e cria fórum com apoio da TGI Consultoria


Com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, empresas de audiovisual do estado resolveram unir forças para realizar uma série de encontros com o objetivo de discutir os desafios do trabalho na área em Pernambuco. O Fórum das Empresas de Audiovisual de Pernambuco, que terá seu plano de ação formulado com apoio da TGI, visa fortalecer o setor, trocar experiências e montar estratégias para o mercado.
Treze empresas participaram da 1ª oficina para instalação do Fórum, realizada no início de setembro: Ateliê Produções, Cabra Quente, Cereja Filmes, Fábrica Estúdios, Luni Produções, Maga Vídeo, Nahsom, Opara Filmes, Rói-Rói Filmes, Urso Filmes, VDG Filmes, Videotaipe e  Virtual. Mediados pela TGI, os debates tratarão da criação de uma identidade de representação para as produtoras no mercado publicitário, a construção de um conjunto de regras e condutas de relacionamentos entre elas, inovação, qualificação e promoção de eventos.
Segundo Marcelo Barreto, sócio e diretor executivo da Ateliê Produções, a ideia da criação do Fórum surgiu de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp com cerca de 25 produtoras. “Durante as conversas no aplicativo, percebemos que nosso setor não possui ainda o mínimo de regras para as atividades que realiza, como definição de cobrança, por exemplo. Por meio desses diálogos, tivemos a ideia de criar um fórum para definir esse e outros parâmetros, além de nos fortalecermos como setor e criar conexões”, ele explica. O foco no mercado de publicidade se deu pela percepção da ausência de um grupo que unisse as produtoras desse ramo e que dialogasse com o mercado publicitário como um todo, para acompanhar suas transformações.
A necessidade de um agente externo que conectasse o audiovisual com outros mercados foi o mote para a participação da TGI Consultoria como facilitadora do encontro. “Precisávamos de uma empresa que mediasse nossos debates e para dar orientação do foco que devemos dar à nossas discussões e como nos aproximar de outros mercados. Por estar há muitos anos no mercado de Pernambuco, a escolhida foi a TGI. Ela é preparada para diagnosticar movimentos de mercado, com expertise em participar de fóruns e conseguirá contribuir para que esse setor de pessoas que pensam tão diferente produza soluções de maneira colaborativa”, conta Marcelo.