Livro da Trocando em Miúdos integra acervo da Bienal Brasileira de Design Gráfico


O livro “Colecionando o Tempo”, obra produzida no ano passado em comemoração aos 10 anos da Trocando em Miúdos, empresa pernambucana de acessórios autorais e cliente da TGI, comandada pelas sócias Juliane Miranda e Amanda Braga, foi selecionado para compor o acervo da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, o mais importante evento da área no país. A publicação foi uma das 500 obras selecionadas por um júri de 97 profissionais, que escolheram os melhores entre mais de 1.300 projetos inscritos, distribuídos entre 40 categorias.
Com projeto assinado pelo escritório Zoludesign, o livro “Colecionando o Tempo” traz uma compilação de fatos, memórias e dados que revivem a exitosa trajetória da marca, nos âmbitos do empreendedorismo, economia criativa e inovação do design de moda em Pernambuco. Com prefácio rubricado por Karina Zapata e apresentação de Juliana Jay Emerenciano, a publicação também traz a assinatura da jornalista Luciana Veras.
Dividido em quatro capítulos e anexos especiais, como um glossário afetivo e um editorial de moda feito em Berlim, cada exemplar foi desenvolvido em um projeto gráfico no qual texto e design estão em paridade de relevância. “Nossa ideia era que a narrativa flutuasse pelas coleções com leveza e consistência, mesclando as informações dessa história tão incrível com a criatividade, uma característica-chave de todas as peças concebidas pela marca”, explica Luciana Calheiros, da Zoludesign.
Segundo Amanda Braga, designer e sócia da Trocando em Miúdos, a ideia do livro nasceu do desejo de transportar cada pessoa que visse nosso trabalho para o mesmo universo criativo no qual haviam imergido para criar suas coleções. “Olhando para trás em perspectiva, não imaginaríamos que todas aquelas miudezas se transformariam em uma história com substância para um livro. Hoje, vejo o livro como um diário de 10 anos de dedicação, amor, ousadia e perseverança”, complementa sua sócia, Juliane Miranda.
A 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico acontece na Caixa Cultural de Brasília entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca.
Nova coleção – Em comemoração aos seus 11 anos, completados agora em julho, a Trocando em Miúdos lançou uma coleção cápsula batizada de “Como a dança nos comove”, inspirada no Flamenco. “O universo e a estética espanhola têm nos conduzido criativamente de forma bastante especial neste ano, a partir da coleção de inverno em homenagem a Almodóvar. Ao fazer esse exercício de aniversário que é olhar para a gente enquanto expressão e identidade, anotamos uma cartilha de afinidades entre a marca e o Flamenco, ritmo com o qual já tínhamos familiaridade”, explica Amanda Braga.
A coleção traz colares, brincos, broches e anéis em uma paleta de cores que investe em várias perspectivas de vermelho, como o vermelho-sangue translúcido, cereja perolado, vinho e ferrugem. O rubor é conjugado com o violeta translúcido, ouro velho, off white e preto. Nos materiais, destaque para os acrílicos em formas orgânicas e rebuscadas, cristais, metais esmaltados e pedras em tons quentes, violetas e preto, além de correntaria e pingentes que se assemelham às joias espanholas – banhadas em um tom de ouro velho mais claro.
“Nesta coleção temos muitas novidades, como os metais de fotocorrosão – técnica que parte de uma lâmina do metal e sobre ela é aplicado um filme com os desenhos. Também investimos nos cumprimentos mais curtos de colares, como gargantilhas”, finaliza Juliane. As peças podem ser encontradas nas lojas da grife no Parnamirim (Rua Ferreira Lopes, 129) e no Espinheiro (Rua Santo Elias, 367, loja 6) e nas lojas Rosa Amarela de Boa Viagem (Av. Conselheiro Aguiar, 2941, loja 6) e Jaqueira (Rua Dep. Pedro Pires Ferreira, 405, loja 9). A linha também está disponível para venda com entrega em todo Brasil através do site www.trocandoemmiudos.com.