ÁgilisRH e TGI lançam livro sobre RH estratégico


A ÁgilisRH e a TGI Consultoria em Gestão lançaram, na última segunda-feira (05), na sede da TGI, o livro “O que é, de fato, RH estratégico”, de autoria dos sócios e consultores Cármen Cardoso, Francisco Cunha e Georgina Santos. Partindo da premissa de que para tornar a gestão dos Recursos Humanos estratégica é preciso, antes de tudo, entendê-la, a publicação se propõe a esclarecer o conceito e indicar um modo de atuação que seja efetivo para agregar valor ao negócio e tornar o RH essencial à competitividade das empresas.
De acordo com Georgina Santos, muito se tem falado sobre gestão de recursos humanos e é cada vez maior o número de empresários que desejam implantar esse conceito em suas organizações. “Entretanto, percebemos que, apesar do interesse das empresas em terem um RH estratégico, são muitas as dúvidas não só relacionadas ao conceito, mas também ao próprio posicionamento dos profissionais de RH e das lideranças. Por isso, surgiu a ideia de produzir um livro que trouxesse, de forma didática, uma reflexão sobre o tema a partir da nossa experiência ao longo dos 26 anos de trabalho da TGI e os 20 da ÁgilisRH”, explica a consultora.
Publicado pela Editora INTG, o livro “O que é, de fato, RH estratégico” discute questões como a trajetória da Gestão de RH a partir da evolução das suas funções; as diferenças entre o RH tradicional e o estratégico, trazendo uma comparação das suas abordagens; e o passo a passo do processo de implantação de um RH Estratégico a partir de uma atuação em parceria dos profissionais de RH e as lideranças. A publicação traz, também, uma explanação sobre os serviços de RH numa perspectiva estratégica, a formação de um plano diretor de RH e alguns estudos de caso.
“É crescente a consciência das lideranças de que ter equipes motivadas e produtivas é fator primordial para a competitividade das organizações. Além disso, as novas demandas e exigências reforçam requisito essencial para as empresas — o de terem um RH estratégico”, finaliza Georgina. O livro “O que é, de fato, RH estratégico” está disponível para compra no e-commerce do INTG, através do site www.intg.org.br e na sede da TGI, localizada na Rua Barão de Itamaracá, 293, Espinheiro.