Pesquisa TGI/Amcham aponta cenário otimista entre as empresas


O consultor e sócio da TGI Consultoria em Gestão, Fábio Menezes, apresentou no último dia 10, na sede da Amcham Recife, em Boa Viagem, os resultados da pesquisa realizada em parceria com a Câmara de Comércio com pequenas e médias empresas pernambucanas. O resultado da sondagem aponta para um cenário otimista entre os empresários em relação à recuperação econômica das empresas em 2017. E como principal desafio, a readequação para superar a crise econômica. O levantamento ouviu 168 pessoas, sendo a maioria – 79% – dos entrevistados sócios das empresas. A pesquisa foi realizada entre os meses de março e abril deste ano.
Os resultados coletados mostraram ainda que 81% das empresas ouvidas são do segmento de serviços; seguido de comércio (10%); indústria (7%); e 2% de agronegócio. “Um desenho que se aproxima da configuração da economia em Pernambuco”, aponta o consultor e sócio da TGI, Fábio Menezes.
Em relação às expectativas e aos desafios das empresas, a sondagem levou em consideração três principais pontos: A percepção em relação à recuperação da economia em 2017; A expectativa do crescimento do faturamento em 2017 (em relação a 2016); e a avaliação das práticas das empresas em relação ao padrão de competitividade. Sobre a recuperação da economia em 2017, 70% acreditam que será um ano melhor que 2016.
Quando se trata da expectativa de crescimento do faturamento em 2017, em relação ao ano passado, os empresários são bastante otimistas: 36% apontam crescimento entre 10% e 30%; e 27% dos entrevistados acreditam em até 10%.
Entre os principais desafios que as empresas enfrentam em 2017, os entrevistados citam a readequação para superar a crise. Em relação ao mercado, aparece a necessidade de retomar o crescimento com rentabilidade; a garantia de receita, mantendo clientes atuais; investimentos em inovação e diversificação, considerando novos mercados e produtos; e investimentos em comunicação.  Quando se trata da gestão, os resultados mostram que é preciso melhorar os processos e investir em inovação, fazendo mais com menos. Além de otimizar e controlar custos para manter a competitividade.
Programa de PMEs – A pesquisa foi realizada em parceria com a Amcham Recife e servirá como base para a formação do novo programa de Pequenas e Médias Empresas que a instituição lançou no mesmo dia da apresentação dos resultados.