Olhe pelo Recife: movimento em defesa do pedestre

Na semana dedicada ao Pedestre, o Recife ganha um novo espaço de discussão para a melhoria das condições de circulação de quem anda a pé pela cidade. O Movimento Olhe pelo Recife – Cidadania a Pé foi lançado no último sábado (06), durante a 15ª Caminhada Olhe pelo Recife, que percorreu pontos históricos e turísticos do Recife Antigo, guiada pelo consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha.

Esse é o primeiro grupo formalizado na cidade para tratar de temas ligados ao pedestre, com base nos Mandamentos do Pedestre Recifense. No Brasil, dois terços da população se locomove diariamente a pé pelas cidades e desses um terço de forma exclusiva.

“Há cinco anos iniciamos as caminhadas como uma forma de conhecer melhor a nossa cidade, explorando pontos históricos e turísticos e com a possibilidade de uma visão diferente do Recife. Agora a caminhada se transforma em Movimento e nossa missão é criar um espaço formal de discussão sobre a caminhabilidade segura e condições mínimas de circulação dos pedestres”, afirma Francisco Cunha, coordenador da comissão provisória do movimento, formado por mais de 100 integrantes.

A caminhada Olhe pelo Recife é uma iniciativa do Observatório do Recife, organização que atua desde 2009 e é formada por entidades da sociedade civil com a missão de propor, mobilizar e monitorar indicadores e metas que constituam uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife. Entre os membros, a TGI Consultoria em Gestão, a Itamaracá Transportes e o CDL Recife.