Sócio da TGI participa de debate com Francis Fukuyama

O consultor Fernando Braga, sócio da TGI, participou, no dia 1º de julho, em São Paulo, de um debate sobre as instituições e seus reflexos para a atualidade, promovido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. O evento contou com a participação de Francis Fukuyama, professor de Stanford, considerado mentor intelectual de Margareth Thatcher, conhecida como “Dama de Ferro” e primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro do Reino Unido.

Entre os temas debatidos com Francis Fukuyama estavam as instituições que compõem um sistema político moderno (Estado, Primado da Lei e Responsabilização Democrática) e como elas atuam. Além disso, o debate contemplou o futuro da agenda política para a modernização das instituições brasileiras, que deve tratar da transição de um Estado neopatrimonial para um Estado Moderno. Segundo Fukuyama, a situação atual brasileira é muito similar a dos EUA do século XIX, o que pode favorecer a mobilização social (modernização econômica, crescimento da classe média, melhoria dos níveis de educação, judiciário independente).

Na visão dos envolvidos, o Brasil está numa situação otimista, mais avançada com relação a outros países da América Latina. Entretanto, não existe uma liderança adequada no Brasil. É necessária a combinação da insatisfação dos movimentos de base e de rua (que são necessários, mas não suficientes) com lideranças com capacidade de formulação de um projeto para o Brasil – “onde o país quer chegar” – com habilidade política para mobilização da sociedade.

O futuro do Brasil também foi debatido no encontro. A próxima década será de reflexão sobre os princípios e os fatores que nos moverão para o futuro. Os jovens, principalmente os de classe média baixa, através da oportunidade de estudo, estão mais politizados e envolvidos com as questões públicas. Além disso, deve-se considerar que o sistema político atual é muito fechado e está esgotado, demandando que os representantes assumam seus lugares a serviço do povo e que novas lideranças encontrem caminhos para entrar no “jogo político formal”.

O debate fez parte da programação do projeto idealizado pelo Instituto Fernand Braudel que reúne quinzenalmente estudantes e jovens profissionais, com potencial em liderança futura, para grupos de leitura e discussão dos textos clássicos que traçam a evolução das instituições. O consultor Fernando Braga é o único representante de Pernambuco do projeto.