Francisco Cunha fala sobre lado bom da crise em palestra na Sefaz/PE

O consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha, ministrou, em abril, a palestra “O lado bom da crise”, a convite da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz/PE), através da Escola Fazendária. O evento aconteceu no Auditório do Edifício San Rafael, na Avenida Dantas Barreto, dentro da programação do projeto 4ªs Quartas Esafaz.
Na ocasião, Francisco iniciou o debate falando sobre o lado ruim da crise, que inclui a inflação, recessão, desemprego e desmantelo das contas públicas. Mas, avaliou que a crise pode nos ensinar e incentivar em três aspectos: na inovação, no incentivo a pensar magro e na oportunidade de praticar a simplicidade.
Tratando da inovação diante das dificuldades, Francisco ressaltou que buscar ideias inovadoras é a saída para não ficar refém do corte de despesas. “Nessa perspectiva, uso a citação do físico Albert Einstein que diz que em momentos de crise só a imaginação é mais importante que o conhecimento”, comentou o consultor.
Segundo Francisco, a crise também nos incentiva a pensar magro, pois na época de “vacas gordas” nos desacostumamos a pensar de forma mais enxuta e a diminuir o desperdício. Ainda de acordo com o consultor, a crise nos dá também a oportunidade de praticar a simplicidade como um aspecto facilitador, do qual se destaca a mobilidade.
“É importante sair um pouco do carro, caminhar, andar no quarteirão, usar a bicicleta. Isso faz bem para a saúde mental e física. Nós temos um mundo desconhecido ao nosso redor”, completou.
Para finalizar a palestra, Francisco acrescentou que, como a crise encareceu o dólar, consequentemente dificultou as viagens para o exterior, então é importante aproveitá-la para melhorar a saúde da cidade e a nossa, ser mais simples e praticar mais a mobilidade cidadã.