INTG lança série de publicações sobre experiências em gestão

O Instituto da Gestão (INTG), em parceria com a TGI Consultoria em Gestão, lançou na última segunda-feira (23), a publicação A mudança do ITEP – De fundação pública a organização social – Uma história de morte e (re) nascimento, assinado por Fátima Brayner, consultora e sócia da TGI. A publicação trata das mudanças ao longo dos anos em que a consultora esteve à frente do órgão como Presidente.
Esse será o primeiro volume de uma nova de série de publicações do INTG intitulada “Experiências em Gestão”, que sistematiza casos reais temáticos – modelos de gestão, cenários, estratégia, gestão da mudança, entre outros – com experiências obtidas por organizações em geral. Todas consideradas exitosas e alinhadas à tecnologia desenvolvida pela TGI. Segundo o consultor Tiago Siqueira, Diretor de Publicações do INTG e sócio da TGI, a publicação tem como finalidade proporcionar aos leitores reflexões estruturadas sobre a sua realidade, a partir dessas experiências.
A obra é marcada pela reflexão sobre o processo de mudanças internas no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), entre 2003 e 2005, causadas pelas mudanças de gestão no estado, e que representou uma ampla reestruturação do instituto de pesquisa que existia, então, há 60 anos. A autora Fátima Brayner pode acompanhar  a mudança desde uma perspectiva interna, no período em que presidia a instituição.
A publicação está dividida em três seções: a primeira com um relato de todo o processo ocorrido no período de 2003 a 2005; outra com descrições sobre as principais articulações, ações e intervenções nos ambientes interno e externo da organização; e por último, uma seção com as reflexões sobre o processo de mudança. Há também um texto anexo que faz uma reflexão sobre gestão da mudança à luz da experiência relatada
A série “Experiências em Gestão” tem a finalidade de proporcionar aos leitores — pessoas com interesse no desenvolvimento de sua competência para a gestão — a oportunidade de fazer reflexões estruturadas sobre a sua realidade a partir dessas experiências e, com isso, poder proporcionar-lhes investimentos com novas ideias para se aperfeiçoarem e reposicionarem as suas práticas de gestão. Para acessar a publicação virtual, basta clicar no link www.intg.org.br/mudanca-itep.