TGI comemora 25 anos com exposição fotográfica

Para comemorar os seus 25 anos, a TGI Consultoria inaugura amanhã (08), a partir das 19h, a exposição fotográfica O Recife Tomado à Luz – Fotografias de um Caminhante. O acervo com 40 imagens da cidade pertence ao sócio da TGI, Francisco Cunha, um dos autores do guia Um Dia no Recife e do livro Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana.  A exposição fica em cartaz até o dia 31 de outubro no Espaço Vitrúvio, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife.
As imagens do acervo pessoal de Francisco Cunha retratam paisagens, monumentos, manifestações culturais e as belezas naturais do Recife registradas a partir das caminhadas que faz e da sua sensibilidade de arquiteto e urbanista por formação universitária. Francisco é um defensor das caminhadas como forma de prestar mais atenção à cidade e ver com outros olhos paisagens comuns ao dia a dia.  “São imagens que revelam uma cidade inusitada, a partir de um ângulo de quem anda a pé e se surpreende com muitas coisas invisíveis”, comenta, reforçando que as imagens são todas de um Recife que habitualmente não é notado por quem circula pela cidade de carro, por exemplo.
Segundo o escritor e mestre em Teoria da Literatura, Paulo Gustavo, Francisco Cunha sabe ver um Recife que habitualmente não vemos. “É o que prova esta exposição e o que provam os seus artigos na revista Algomais. Em sua vida profissional como consultor de empresas e em seu lazer, nosso amigo costuma se deslocar a pé pela cidade. O fato de caminhar com frequência lastreia todo um olhar que explora e descobre a cidade de uma forma inovadora”, destaca Paulo Gustavo que fará a apresentação do livro com o acervo que será lançado em breve.
“Não sou fotógrafo. Sou uma pessoa que gosta de tirar fotos e que passou a fazê-lo recentemente exclusivamente pela câmara do celular. Além disso, me acostumei a postar as fotografias tiradas nas redes sociais, tratadas pelos filtros do Instagram. Como também gosto de caminhar e da cidade onde nasci, terminei juntado os gostos e passei a ser incentivado pelos amigos a fazer uma exposição e/ou editar um livro com as fotos publicadas. Como dizem por aí, ‘a vida é invenção’ e estou ‘ triplamente’ feliz: pelas fotos que, modéstia à parte, terminaram ficando bonitas, pela bela cidade revelada e pelas bodas de prata da TGI. Não poderia ser melhor!”, afirma.
Serviço:
O Recife Tomado à Luz – Fotografias de um Caminhante
Quando: De 08 a 31 de outubro de 2015
Abertura: Dia 08, às 19h
Horário de Visitação: Quartas-feiras e Domingos, das 16h às 21h
Local: Espaço Vitrúvio – Rua Antônio Vitruvio, 71, Poço da Panela
Entrada gratuita