Portal de Gravatá recebe selo de EcoLíder do Tripadvisor

 

O Portal de Gravatá, cliente da TGI, recebeu o selo de EcoLíder, reconhecimento concedido pelo TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, aos estabelecimentos que adotam práticas sustentáveis no seu cotidiano. O hotel foi qualificado com a categoria “Ouro” por ter alcançado uma pontuação superior a 50% de práticas sustentáveis, sendo o primeiro empreendimento hoteleiro do Nordeste a ter esse reconhecimento.
Segundo Eduardo Cavalcanti, sócio do Portal de Gravatá, desde a sua fundação o hotel vem investindo em iniciativas para manter o equilíbrio do ecossistema. “Ao completar 30 anos, é uma honra recebermos este prêmio como um reconhecimento ao trabalho realizado, sempre preocupados com o meio ambiente da nossa cidade e região”, afirma Eduardo, exemplificando que para cada árvore que teve que ser retirada na área do hotel, outras 10 foram plantadas para compensar.
Para garantir a sustentabilidade, o Portal de Gravatá possui um moderno sistema de gestão ambiental. Entre as iniciativas já implantadas no hotel destacam-se o aquecimento solar para os chuveiros, reuso da água dos chuveiros e lavatórios na irrigação dos jardins, coleta seletiva e reciclagem de lixo e reutilização dos resíduos de cozinha. A energia elétrica também é poupada graças à utilização de geradores, lâmpadas econômicas e detectores de presença.
O hotel ainda utiliza as folhas recolhidas da varrição e podas das árvores, misturadas ao esterco gerado pelo gado, para produzir um composto orgânico que é utilizado no jardim, na horta e no pasto. Os porcos criados no local se alimentam com cascas de frutas, verduras e legumes que sobram da cozinha e um minhocário produz o húmus utilizado nos jardins. Além disso, o Portal criou, ainda, o Espaço Reciclar, voltado para a exposição de artesanato feito com materiais reciclados.