IMIP, Um Modelo de Gestão Estratégica

por Ricardo de Almeida, sócio da TGI Consultoria em Gestão
O IMIP é um Exemplo de como um Modelo de Gestão bem Implantado pode Garantir o Futuro da Instituição Mantendo a Missão e os Valores.
Em 1999, o então superintendente-geral do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), António Carlos Figueira, procura a TGI, apresentando a seguinte demanda: “Esta é uma casa vitoriosa, que tem um modelo de gestão que a trouxe até aqui, mas não dá conta do seu futuro. A demanda para a TGI é nos ajudar a conceber e a implantar um modelo de gestão que dê conta deste futuro, sem abrir mão da missão e dos valores da Instituição”. Esse foi o marco inicial de um relacionamento de parceria que já dura mais de 16 anos.
Ao longo desse período,três características marcantes foram observadas por nós:
1. A opção por ser um hospital, na expressão do Professor Fernando Figueira, “de uma só porta, por onde passam pobres e ricos, que devem ser tratados com o mesmo respeito, atenção e cuidado”.
2. O compromisso radical com o tripé: Assistência, Ensino e Pesquisa.
3. A resiliência e a capacidade de se reinventar sem abrir mão do seu pacto fundador, dos seus valores e de sua missão.
No momento em que se discutiu a possibilidade de o Imip ter uma parte dedicada a atendimento a planos privados como estratégia de sustentabilidade financeira e enfrentamento da tabela SUS, deficitária em muitos casos, a opção foi prontamente rejeitada pelo fundador, que não admitia que a atenção dada às pessoas fosse distinguida por sua condição socioeconômica.
O tripé Assistência, Ensino e Pesquisa se fortalece mutuamente: o ensino prepara profissionais de saúde nos padrões éticos e filosóficos do Imip, e os avanços trazidos com a pesquisa resultam na melhoria da assistência prestada.
A resiliência e a capacidade de se reinventar são expressas diariamente: o Imip já passou por crises e sai de cada uma delas mais forte; a geração dos fundadores teve uma sucessão vitoriosa, hoje liderada por Gilliatt Falbo; e um novo modelo de gestão foi implantado para dar conta da expansão nos anos recentes, tanto em sua Unidade Central quanto nas unidades geridas por meio de contratos com o Governo de Pernambuco: Hospitais Metropolitanos, UPAS e UPAEs.
O sentimento que marca a relação entre a TGI e o Imip é de orgulho e satisfação pelos serviços prestados a uma instituição que ora completa 55 anos de relevantes serviços prestados à saúde, com reconhecimento nacional e internacional.