IMIP promove Encontro dos Usuários do Sistema de Frequência Modulada

Com o objetivo de promover a aprendizagem de crianças de 5 a 17 anos com perda auditiva, o Setor de Fonoaudiologia do IMIP promoveu, em abril, o I Encontro dos Usuários do Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM). A ação aconteceu no Teatro do IMIP e reuniu fonoaudiólogos, pais, professores e usuários para uma conversa sobre a funcionalidade do aparelho e a melhora na qualidade de vida dos pacientes beneficiados.
O Sistema FM é um equipamento sem fio que transmite o som diretamente da fonte sonora para o usuário. Foi desenvolvido para minimizar os ruídos ambientais, enviando a voz do falante mais nítida ao receptor, como por exemplo, a professora e seu aluno. A concessão do Sistema FM no IMIP é realizada desde abril de 2014. De lá pra cá, já foram beneficiados cerca de 210 pacientes que utilizam aparelho auditivo ou implante coclear. Um único aparelho na rede particular de saúde custa R$ 8.500,00.
A fonoaudióloga do IMIP, Fabiany Morim, explica que o Encontro surgiu da necessidade da equipe em esclarecer questionamentos de pais e educadores a respeito do Sistema FM. “A prótese amplifica ruídos externos, além da voz. Mas o sistema FM bloqueia os ruídos, permitindo que os alunos escutem perfeitamente a voz dos professores”, conta Fabiany, destacando ainda a importância do evento: “Esta é uma ótima oportunidade para a troca de experiências entre todos os que estão envolvidos, principalmente porque envolve o desenvolvimento intelectual dos usuários”.
O setor de Fonoaudiologia do IMIP é responsável por avaliar, adaptar e reabilitar pacientes com deficiência auditiva. Funciona de segunda a sexta-feira, no 2º andar do ambulatório especializado do IMIP. O serviço atende pacientes da capital, região metropolitana e interior do estado e ainda dos estados vizinhos como Alagoas e Paraíba.