Biofeto lança o projeto Parto normal, avaliação fetal pré-parto

Cliente da TGI, o Biofeto, Centro de Medicina Fetal do Recife, lançou, em abril, o projeto Parto normal, avaliação fetal pré-parto, focado no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao assunto. O encontro foi guiado pela médica e obstetra do IMIP, Gláucia Guerra, profissional com forte atuação na clinica privada, notadamente na assistência do parto normal, que comandou a palestra no restaurante Villa Bistrô, no bairro do Espinheiro, e reuniu cerca de 50 convidados.
A palestra abordou pontos sobre a situação dos partos no Brasil, contextualizando as circunstâncias das cesarianas em território nacional em comparação com o mundo, tanto na esfera do serviço público como na rede privada. Foram debatidas, também, as práticas médicas inadequadas durante o parto, que eram realizadas em larga escala no passado e hoje são consideradas equivocadas.
Eugênio Pita, sócio fundador e ultrassonografista do Biofeto, falou sobre o encontro ter sido uma oportunidade para debater como o Centro poderia contribuir para a segurança da gestante e da criança durante parto normal, além de ter sido feita uma discussão sobre a necessidade de reverter o processo atual de partos cesárea. Eugênio citou, ainda, dados divulgados pela Fundação Fiocruz sobre partos no Brasil. O país, de acordo com a Fundação, apresenta um índice de cesarianas na rede pública que chega a 40%, percentual acima dos 15% recomendados como taxa máxima pela Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto na rede privada atinge 88%.
O Biofeto irá, ainda, promover eventos nos meses de junho, agosto e outubro, com o mesmo teor do primeiro, que foi voltado para obstetras e médicos favoráveis ao parto normal, mas trazendo temáticas diversas. No mês de junho, o palestrante será Francisco Mauad, professor da Universidade de São Paulo – USP de Ribeirão Preto, que abordará vários temas relacionados ao emprego da ultrassonografia e dopplerfluxometria, além do ultrassom na sala de parto. Os temas seguintes, que serão pautados por outros palestrantes, debaterão questões como cardiotocografia e estudo do perfil biofísico fetal, além de partograma e analgesia do parto.