Imip inaugura primeira Central de Dose Unitária de Medicamentos de Pernambuco


O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), cliente da TGI, inaugurou no dia 07 de abril a primeira Central de Dose Unitária de Medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. A abertura oficial da unidade, que vai atender os pacientes pediátricos do Hospital Geral de Pediatria (HGP), foi feita pelo Secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa Junior, e pelo presidente do Imip, Gilliatt Falbopesar.
Segundo a coordenadora da Central, Eliane Bandeira, com a nova unidade os remédios serão preparados de forma personalizada, de acordo com a dose prescrita para cada paciente e o horário de aplicação. “Os medicamentos em dose sairão daqui embalados, personalizados, com etiquetas identificando o tempo de infusão, a posologia e o medicamento prescrito”, explica. Dessa forma, será possível evitar desperdícios, reduzir os estoques de remédios nas enfermarias e evitar erros no atendimento dos pacientes.
Na Central de Dose Unitária do Imip, um profissional farmacêutico será responsável pela analise da prescrição médica, realizando intervenções farmacêuticas e a manipulação de medicamentos. O auxiliar de farmácia fará a separação do medicamento para o período pré-determinado e entregará nas enfermarias depois das doses serem conferidas pelo farmacêutico. A equipe será composta por 19 profissionais, entre farmacêuticos e auxiliares, que atenderá uma demanda de cerca de 130 prescrições médicas e mais de 1,5 mil doses de medicamentos por dia.