ENGEDATA recebe menção honrosa em prêmio de Engenharia

A ENGEDATA Engenharia Estrutural, cliente da TGI, participou do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2014, que reuniu 500 participantes, no dia 30 de outubro, em São Paulo. O evento, promovido pela ABECE e pela GERDAU, produziu sua décima segunda edição, agregando engenheiros de todo o país e levando 334 trabalhos, de todas as regiões do Brasil, à concorrência pelo prêmio.
A Ponte Estaiada da Alça da Ponte Paulo Guerra, da ENGEDATA, que dá início à Via Mangue, localizada sobre o Rio Pina, recebeu menção honrosa na Categoria Infraestrutura. Segundo José do Patrocínio Figueirôa, sócio fundador da ENGEDATA, além de projetista e consultor da empresa, “o valor do prêmio fica maior quando observamos que disputamos com obras sofisticadas de Estádios e outras grandes construções”. E acrescenta: “Receber o reconhecimento através da premiação foi uma vitória para nós, particularmente, e para a engenharia e a arquitetura de Pernambuco, principalmente levando em conta que foram julgados 334 projetos de todas as regiões do Brasil”.
O projeto da Ponte Estaiada não foi de simples criação e execução para a ENGEDATA. “O projeto foi emblemático, pois a forma da ponte, com estaiamento transversal e mastros curvos e com seção variável, levou a um modelo estrutural muito complexo que exigiu muito das nossas experiências acumuladas em pontes e viadutos ao longo dos últimos 40 anos”, explica Patrocínio.
Os critérios para a escolha do projeto da ENGEDATA como merecedor de menção honrosa durante a premiação foram o fato de a ponte ter sido projetada como monumento, numa das paisagens mais bonitas da cidade do Recife; o desafio no projeto e execução dos mastros e a complexidade do estaiamento transversal, diferente de quase todas as outras pontes estaiadas.
A ENGEDATA tem 40 anos de atividade, tendo executado mais de 6000 projetos de naturezas diferentes, como pontes, viadutos, obras industriais, shopping centers, edifícios residenciais e obras de saneamento. A empresa já concorreu ao Prêmio Talento Engenharia Estrutural por cerca de cinco vezes e já havia recebido essa premiação duas outras vezes, através de projetos de Sérgio Osório (Armazém de Ureia – Petrobras e Edifício Garagem Shopping Alfândega).