Francisco Cunha guia caminhada histórico-cultural pelas ruas de Igarassu

No último dia 13 deste mês, foi realizada mais uma caminhada cultural na Região Metropolitana do Recife. Dessa vez o destino escolhido pelo consultor, arquiteto e sócio da TGI, Francisco Cunha, foi um passeio pelas ruas históricas de Igarassu.
Por que caminhar em Igarassu? Segundo Francisco, porque foi lá onde Pernambuco começou. Em 1516, com a feitoria de Cristovão Jacques e em 1535 com o desembarque de Duarte Coelho, que por não conseguir resistir ao assédio dos índios Caetés, fundou e mudou-se para Olinda. “Visitamos os chamados de Sitio dos Marcos, de onde foi retirado o marco que separava as capitanias de Pernambuco e Itamaracá e hoje está no Instituto Arqueológico na Rua do Imperador”, disse Francisco.
A caminhada, além de incluir o extraordinário Mosteiro Franciscano de Santo Antônio e sua pinacoteca, ainda percorreu as igrejas seculares da cidade, inclusive a mais antiga do Brasil – dos Santos Cosme e Damião. Todo o trajeto foi guiado pelos professores Jorge Paes Barrêtto e Fernando Melo especialistas na história local.