TECOMAT realiza controle tecnológico em obras de Pernambuco e Alagoas

A TECOMAT, empresa pernambucana prestadora de serviços técnicos de engenharia e cliente da TGI, realiza em Olinda (PE) e na cidade de Arapiraca (AL) o controle tecnológico de concreto da obra de reestruturação do Canal do Fragoso, Bultrins e Rio Doce e da instalação de laboratório no canteiro da obra da Adutora de Arapiraca.
Em Olinda, a obra engloba a construção de 11 quilômetros de via para carros e ciclovias, fazendo a ligação da Perimetral que leva ao Recife com a Ponte do Janga. Nos canais serão implantadas estruturas de concreto-armado chamadas Aduelas – peças que encaixadas formam um novo leito do canal, onde a água passará por dentro.
Devido ao fluxo de água que cada canal recebe, a largura será diferente em cada um deles. O Bultrins terá 12 metros, o Fragoso 35 metros, enquanto o Rio Doce terá 45 metros. O serviço está sendo realizado com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A construtora Ferreira Guedes é a responsável pelo projeto.
Já em Arapiraca, a TECOMAT está realizando o controle tecnológico de concreto e solos com instalação de laboratório no canteiro da obra da Adutora Arapiraca, de responsabilidade da Galvão Engenharia S/A.  A nova adutora tem como ponto de partida a estação de captação, que fica situada à margem do rio São Francisco, no município de Traipu, e percorrerá vários municípios do Agreste.
A obra proporcionará melhoria no abastecimento de água de nove outros municípios integrantes do sistema coletivo (Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande). A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em junho de 2014.