O desenvolvimento dos gestores

Não podemos entender o desenvolvimento como algo imediatista. O desenvolvimento só é alcançado por quem tem uma visão de médio e longo prazo.” (Almir Suruí, Cacique da tribo amazônica Suruí, parceiro do Google e eleito um das 100 homens mais criativos nos negócios do planeta pela revista Fast Company)
Quem exerce a função de gestor, seja em uma empresa privada ou em uma instituição pública, sabe bem a dimensão dos desafios envolvidos nessa complexa tarefa. É preciso ser estratégico, sem descuidar do operacional, planejar, definir prioridades, administrar equipes, estar à frente dos processos de mudança, estimular a inovação e, principalmente, produzir resultados.
Dar conta de todas essas atribuições em um ambiente altamente competitivo exige mais do que talento natural e formação técnica. Um bom gestor deve buscar, continuamente, ampliar suas habilidades, desenvolver as competências necessárias e se manter atualizado em relação a ferramentas e práticas gerenciais que possam apoiar sua atuação. Para conseguir responder às exigentes demandas da função, é preciso, em síntese, firmar um compromisso com seu desenvolvimento profissional.
É importante assegurar um tempo, fora das demandas e urgências do dia a dia, para cuidar deste aperfeiçoamento. Estabelecer um espaço para formação, reflexão e atualização, no qual o gestor possa adquirir novos conhecimentos, trocar experiências, conhecer casos e estratégias bem sucedidas, mantendo-se atualizado tanto na teoria quanto em relação a tecnologias e práticas
gerenciais.
A necessidade de atualização não vale apenas para profissionais de empresas privadas. Gestores públicos
estão sendo cada vez mais cobrados para atuar com foco em resultados, lidando com um desafio extra — a estrutura historicamente mais lenta e burocrática do setor.
Seja qual for o campo de atuação do gestor, seu desenvolvimento deve ser encarado como um investimento permanente, capaz não só de gerar resultados positivos para o profissional, mas também de impactar o desempenho das equipes e o resultado das organizações.