A responsabilidade de cada um no desenvolvimento profissional

Na última edição da Conexão Profissional, demos dicas de como ter uma boa experiência no exterior. Embora também seja proveitoso do ponto de vista pessoal, o foco desse tipo de vivência ainda é a qualificação profissional.
É um equívoco da parte do profissional achar que os outros devem cuidar do seu desenvolvimento. Não se deve esperar apenas que a empresa proponha apoio financeiro e programas de treinamento. Apesar de muitas empresas terem políticas de desenvolvimento estruturadas, o profissional pode muito bem tomar a iniciativa de trazer opções à organização em que trabalha. Isso porque, com o nível de aprofundamento e especialização de hoje, é bem provável que ele conheça bem sua área de atuação e possa indicar com mais segurança cursos e treinamentos que sejam mais focados e proveitosos para ambas as partes. Além disso, é o profissional que, muitas vezes, tem as melhores condições de fazer o papel de elo entre empresa, demandas do mercado para sua área e cursos que atendam as necessidades de formação, trazendo informações que possam ajudar na definição de programas de desenvolvimento.
Além das oportunidades formais, ofertadas pela empresa ou escolhidas pelo profissional, cada um pode também buscar seu próprio desenvolvimento criando grupos de estudo e discussão da sua área, participando de seminários, buscando orientação com pessoas mais experientes ou simplesmente lendo um bom livro. O que importa é não esquecer que o desenvolvimento profissional e pessoal é interesse e, acima de tudo, responsabilidade de cada um.