Invista em cursos no exterior

Fazer um curso no exterior sempre foi um diferencial competitivo, mas, muitas vezes, os altos custos inviabilizavam esse tipo de investimento. Isso mudou nos últimos anos. Com o fortalecimento da economia nacional e as mudanças no cenário internacional, mais e mais brasileiros vêm enriquecendo seu currículo com cursos de capacitação no exterior. Realmente, é um bom momento para fazer isso.
Certamente um aspecto que tem facilitado a busca por esse tipo de qualificação é que as próprias universidades, nacionais e estrangeiras, têm estimulado essa prática através de bolsas, convênios, programas de pós-graduação e outras formas de fomento acadêmico. Além delas, as empresas também têm incentivado o intercâmbio, seja financiando uma parte ou todas as despesas ou abonando o período de ausência.
Sem dúvida, a experiência no exterior proporciona um grande aprendizado não apenas na área do conhecimento técnico, mas também como experiência de vida e de enriquecimento cultural. É também um diferencial na hora de concorrer a oportunidades de estágio, participar de programas trainee e na contratação como profissional. Além disso, o convívio com pessoas de outros países abre novos horizontes e novos canais de contato profissional e pessoal. Um investimento que vale muito a pena.