A importância do foco para a adequada utilização do tempo pessoal

749
A relação entre trabalho intenso, sucesso, tempo livre, descanso e lazer é um assunto cada vez mais tratado pela literatura especializada. Há pouco tempo o Gestão Hoje comentou dois livros recentes sobre o tema sucesso e trabalho (ver GH/476). Além desse comentário, já tinha tratado sobre a desaceleração e o descanso nos GH/569 e GH/572. Uma questão que faltou tratar foi sobre a importância do foco para evitar desperdícios de tempo e de atenção. Para isso, vale a pena comentar um outro livro que chama-se “O Estilo 80/20 – Como obter 80% dos resultados focando 20% das tarefas” de Richard Koch (Editora Sextante). A tese do livro é a seguinte:

“Os 20% principais de quaisquer causas que possamos medir – como pessoas, forças naturais, dados econômicos – conduzem habitualmente a cerca de 80% dos resultados, conseqüências ou efeitos.”

Richard Koch

Trata-se, na verdade, da aplicação do “Princípio de Pareto”, formulado pelo economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1943) em 1897 quando realizou um estudo sobre a distribuição de renda na Grã-Bretanha e descobriu que a maior parte da riqueza (80%) se concentrava nas mãos de uma minoria da população (20%). Na primeira metade do século passado esse princípio foi retomado e aplicado no âmbito empresarial pelo engenheiro e estatístico romeno naturalizado norte-americano Joseph Juran (1904-2008), considerado um dos pais (junto com W. Edwards Deming) da teoria da qualidade total. Richard Koch, que defende a universalização do princípio, dá exemplos:

“(…) 80% dos livros vendidos são de 20% dos autores; (…) mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas; (…) menos de 20% das nuvens darão origem a 80% das chuvas; (…) mais de 80% dos alimentos têm origem em menos de 20% da terra (…).”

Richard Koch

Koch expande o princípio para o âmbito da nossa realidade cotidiana e do uso que fazemos do nosso tempo no dia a dia.

“Existem duas maneiras de entender o tempo. Há a pequena quantidade de tempo (os 20% ou menos) que proporciona 80% do que desejamos. Há uma quantidade muito maior dele (os 80% ou mais) que responde por parcos 20% do que almejamos.”

Richard Koch

Para poder tirar partido deste princípio, Koch recomenda foco como uma maneira de fazer mais com menos.

“O foco é o segredo do poder, da felicidade, do sucesso pessoal. Estar concentrado corresponde a fazer menos. O foco permite que menos seja mais.”

Richard Koch

Além disso, ele recomenda focar mais nas forças do que nas fraquezas pessoais. Vale a pena prestar atenção no que ele diz, mesmo procurando dar o desconto necessário à abordagem do tipo “auto-ajuda” do livro.

“As pessoas bem-sucedidas possuem muitos pontos fortes – e também um bom número de fraquezas. (…) O que produz resultados extraordinários é o foco nas qualidades, em seu aperfeiçoamento até que elas alcancem padrões olímpicos”

Richard Koch