A falsa entrevista de Marcola e
o cuidado que se deve ter com a internet

 

Desde há mais de um mês circula pela internet, em correntes de e-mail, uma suposta entrevista do tristemente famoso traficante Marcola, líder do PCC. Na verdade, trata-se de um texto de ficção intitulado “Estamos Todos no Inferno” escrito por Arnaldo Jabor em sua coluna de 23.05.2006 no jornal O Globo. Muita gente passou batida, não percebeu o engano e ajudou a aumentar a corrente do texto apócrifo.

“Eu escrevi nos jornais uma coluna em que inventei uma entrevista imaginária com um traficante preso do PCC. Na entrevista o personagem de ficção critica o Brasil de hoje e denuncia os erros das polícias e da sociedade. É um texto do qual eu me orgulho. É legal o texto. E todo mundo gosta, mas não acreditam que fui eu que fiz. Acham que é real a lucidez do bandido.”

Arnaldo Jabor, Rádio CBN, 07.07.06

O próprio Jabor é um dos autores aos quais são atribuídos inúmeros textos falsos que circulam pela internet e terminam se tornando “clássicos”, como outros de Millôr Fernandes, Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Caetano Veloso, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel Garcia Márquez entre inúmeros autores. Até livro já foi escrito sobre o assunto. Trata-se de “Caiu na Rede” da jornalista Cora Rónai, editora Agir.

“A internet pela facilidade e rapidez de divulgação de e-mails, massificou a rapinagem.”

Martha Medeiros, escritora, no livro “Caiu na Rede”

O episódio da pseudo entrevista de Marcola já tem até nome para identificar esse tipo de fenômeno, cada vez mais freqüente na internet. Trata-se de um hoax que tem definição na enciclopédia virtual Wikipedia.

“Um hoax, uma mensagem alarmante, um ‘vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir’, como define a Wikipedia.”

Ricardo Anderáos (blog.estadao.com.br/blog/anderaos)

No livro, a autora Cora Rónai identifica aquele que teria sido o primeiro texto com autoria trocada na internet: “Filtro Solar”, atribuído ao escritor Kurt Vonnegut, em 1997. A verdadeira autora, jornalista do Chicago Tribune, Mary Schmich, que virou web-celebridade por conta da falsificação de que foi vítima, escreveu sobre o assunto:

“Qualquer coisa, escrita por qualquer um, com qualquer nome na etiqueta, pode ser lançado no ciberespaço e, em questão de horas, ser lido por multidões ao redor do mundo. A palavra escrita sempre foi poderosa. Mas quando o poder da palavra junta-se ao poder da web, cria-se uma força maior do que tudo o que já vimos.”

Mary Schmich, em “Caiu na Rede”

Todo cuidado é pouco, portanto, com o que vem ou vamos buscar na internet. Trata-se de um meio ideal para falsificações. Luís Fernando Veríssimo, com o humor de sempre, relata o embaraço do pseudo-autor:

“O incômodo, além dos eventuais xingamentos, é só a obrigação de saber o que responder em casos como o da senhora que declarou que odiava tudo que eu escrevia até ler, na internet, um texto meu que adorava, e que, claro, não era meu. Agradeci, modestamente. Admiradora nova a gente não rejeita, mesmo quando não merece.”

Luís Fernando Veríssimo, em “Caiu na Rede”

Enviar para um amigo

41 Comentários em "A falsa entrevista de Marcola e
o cuidado que se deve ter com a internet"

  1. Marco says:

    Pois é, eu sou um dos imbecis que enviou o texto para diversos amigos e familiares. De fato a lucidez revelada pelo “Marcola” no texto é tremendamente coerente com a situação vigente no país, o que exigiria de seu autor uma consciência social e política acima da média e, a meu ver, não obtida apenas com a leitura de livros como afirma o “pseudo Marcola”. Mas o problema não está nos argumentos apresentados no texto, nem na autoria espúria. O problema é que ali são descritos fatos e fatos consolidam ações o que pode ensejar que os marginais se conscientizem do poder que possuem o que poderá gerar um genocídio social.

    • Daiane says:

      Mais uma imbecil que ficou estarrecida com as declarações, que por sinal muito coerentes.

      • Emanuel says:

        É isso que se chama “desinformação”. Qualquer que seja o autor, o conteúdo do texto condiz com a realidade a que estamos vivenciando, cujo retrato, é o caos institucionalizado. A internet tem esse lado, e, como tal tem que permanecer!

        Afinal, o que é que norteia a conduta do ser humano…? Não são os pensamentos das pessoas, quando estas resolvem esterná-los, publicá-los, compartilhá-los? Ficção ou não, tudo aquilo que seja considerado coerente com determinadas verdades sufocadas, e, publicado pelos seus autores, deve ser usufruído por todos.

  2. ERick says:

    Duvido que o Marcola seja tão inteligente ao ponto de conseguir refletir sobre tudo o que diz o texto e escrever o mesmo.

  3. Pedro says:

    Fui um dos que compartilho no facebook achando que fosse uma entrevista real, mas não se pode negar que a ficção criada por Jabor é tão real quanto o monitor que reproduz as imagens diárias de atrocidades vinda de elementos que tem proteção direta dos direitos humanos….como eu disse na postagem ao compartilhar a “falsa notícia” – aqui, se matamos nós somos presos e a mídia faz de tudo para te equiparar a uma pessoa fria e calculista expondo nome e sobrenome…quando morremos somos mais um na estatística de mortalidade por violência..como nossos nomes ocultos diante daqueles que não nos conhecem, o sentimento de “pobre coitado” dura 5 segundos até a próxima notícia de uma novela ou de um reality show.
    Bandido quando mata, é protegido, é vítima de uma sociedade (nós). Bandido quando é morto é chamado de pobre coitado que sofreu todos os dias da vida dele….representantes dos direitos humanos aparecem “nadando” em mídias com olhos umedecidos….mas ae..se matarem a SUA MÃE, a SUA MULHER, o SEU MARIDO, o SEU AMIGO ou VOCÊ….tenha consciência de que serás apenas mais um número na estatística…sem nome e nem sobrenome…mas se matar para salvar proteger ou se defender, serás visto como um assassino frio que fez por prazer, tendo nome e sobrenome e fazendo da sua vida um inferno….e eu continuo perguntando…como mudar isto nos dias de hoje? Solução….já não há mais.

  4. pessoas duvidam do intelecto do marcola o fato q preso ou nao preso ele comanda a maior rede d crime da historia do brasil e tem mais dinheiro investido e em moeda corrente q tds nos e tds q conhecemos…sera q ele é inteligente ????

  5. Fernanda says:

    Verdade ou não desta entrevista a realidade continua sendo essa!

  6. Carla says:

    Apesar de acreditar, ser tudo isso que está acontecendo, preferi não compartilhar para não fazer apologia à esta realidade em que vivemos. Tendo sido ele ou não, essa verdade precisa observada , caso ainda, possa se ter controle da situação. Para quem crê na Bíblia, é só o cumprimento dos fatos.

  7. Carla says:

    Apesar de acreditar, ser tudo isso que está acontecendo, preferi não compartilhar para não fazer apologia a esta realidade em que vivemos. Tendo sido ele ou não, essa verdade precisa observada , caso ainda, possa se ter controle da situação. Para quem crê na Bíblia, é só o cumprimento dos fatos.

  8. Domênico 20 de março de 2014.Até entenderia a invenção da autoria do texto mas a entrevista realmente existiu cadê a verdadeira então says:

    Até intenderia a invenção do texto acima mas cadê a entrevista original ?

  9. ANA says:

    A coisa mais verdadeira, e que o Marcola pensa com certeza, é que ele é rico, ele é um empreendedor do pó, e principalmente que a vida do outro ser-humano não vale nada, e que ele manda na polícia, isso é o tema central do texto em minha opnião, e é a mais pura verdade.

  10. Brasil says:

    Eu acredito na veracidade do texto, como acredito também que alguém esta tentando fazer com que o mesmo seja uma inverdade, por vergonha de saber que tudo o que está escrito é o que acontece. Esse cara deu sentido a frase “Provar do próprio veneno”… Não sou a favor de criminosos em geral, dependendo da situação eu aplaudo até a pena de morte… Mas, estas víboras que fazem do nosso dia a dia um inferno é criada pelo sistema, pelos nossos governantes e pelo desprezo que a elite tem em relação aos menos favorecidos pela sorte…

  11. felipe says:

    Tava na cara que isso era safadeza da Globo (Arnaldo Jabour), desconfiei no momente em que o autor criticou o PT, kkkkkkkkkkkk sorte que não repassei pra ninguém, estaria me odiando se tivesse feito isso….lembrando que não me importo se é PT ou PSDB, afinal CANCELO meu voto e tenho orgulho disso.

  12. adalberto oliveira martins filho says:

    eu tb caí nesta!!! caramba…e normalmente eu checo todas as informaçoes!!!

  13. Mara says:

    Vou ser curta: ” quem conta um conto, aumenta um ponto”

  14. sonia says:

    Será que o JABOR NÃO TEM MAIS NADA PRA FAZER????!!!!!!!…

  15. Marcola says:

    Pessoal aqui é o Marcola!!

    So eu que escrevi os texto q o Jabor fala no Jornal da Globo!! É escambo entre nóis, falô?

  16. Paulo says:

    QUE SE CONTINUE DIVULGANDO ESSE TEXTO EM NOME DESSE TRAFICANTE. PODE SER QUE ASSIM, MULTIDÕES PELO MUNDO, SAIBAM A REALIDADE DO NOSSO PAÍS. E QUE NOSSA COPA SEJA UM FIASCO. TANTO EM CAMPO, QUANTO FORA DELE. #MUDABRASIL

  17. Regina Cely Silva says:

    Eu fui uma das pessoas que enviei esta matéria a muitas pessoas.
    No entanto o conteúdo nos serve como reflexão.
    Acho que os bandidos são sim muito inteligentes e sabem usar a seu favor as pessoas que nascem na dificuldade financeira.

  18. maria bárbara says:

    se esse cara fosse presidente do brasil nois tava rico…………..

  19. josé guilherme gomes de miranda says:

    Jabor tem essa erudição e conhecimento? Ele é um cara meio apagado. Ademais, universidade não garante erudição a ninguém, leitura sim. O texto é falso ou isso aqui é falso para proteger o lulismo? Na verdade eu procurei em o Globo e não o encontrei ainda.
    Ademais, quem publica coisas assim, mesmo sendo jornalista, deveria ir para a prisão e ficar na cela com o Marcola, especialmente porque a situação do Brasil não está fácil e principalmente a do Rio. Isso aqui poderá tornar-se uma Colômbia facilmente, especialmente porque as FFAA e as polícias estão realmente fragilizadas como nunca estiveram e a legislação contra a violência e corrupção são uma piada.

  20. Estranhei quando me mandaram este texto. O Marcos Camacho, Marcola, pode ser tudo, mas não é e nunca será um burro. Ele está quietinho e só esperando a hora certa. Tem em julgamento um relaxamento de prisão, devido às quotas já cumpridas e com as reduções de pena, logo, se ele ficar quietinho, ele poderá gozar do benefício do semi aberto. Esta matéria tendenciosa, tem apenas dois objetivos, o político e o do terror a fim de assustar esta sofrida e idiótica população brasileira que não sabe votar.

    Criar factóides e postagens mentirosas como esta, deveria ser investigada e punidas de acordo com a lei, mas a LEI verdadeira e não a lei manipulada e suja que acaba causando mais mal às pessoas que punindo-as. A velha frase diz… ¨Para os amigos TUDO, para os outros ou para os inimigos, os rigores da lei¨ e entenda-se que esta lei é a lei de Gerson e não a LEI da ordem, da justiça e da dignidade.

    Paulo Fuentes
    http://www.paulofuentes.com

  21. Luciano says:

    Existem apenas dois tipos de leitores: os que acreditam em tudo que se lê e aqueles que desconfiam de tudo, eu me enquadro no segundo tipo, isso não quer dizer que sou descrente, apenas desconfiado, apesar de não ser mineiro, acontece que faz bons anos que não temos textos coerentes dentro de colunistas de jornais ou revistas, se bem que artigos jornalísticos nunca foram referências para ninguém! Fica a dica, antes de acreditarem em algo, busquem as fontes, verifiquem se existe mais de um veículo de comunicação com a mesma notícia e finalmente use bom senso.

  22. Claudio says:

    Importa mesmo quem escreveu o texto? Pode sim ter saido da boca do Marcola;o fato é que são temas reais dum país irreal, democracia irreal; e coloca ai todos os irreais possiveis; quem tá expondo a verdade aquele ou esse site?

  23. carlos gazineo says:

    Seja lá quem tenha escrito o texto, ele é assustador, em primeiro lugar porque se trata de uma análise minuciosa do que se passa socialmente no Brasil, é inteligente, e tudo o que um homem pensa , pode se tornar realidade, e o fato é que os governantes corruptos deveriam ler esse texto, até para mudarem o rumo das coisas, porque eu concordo que o Capitalismo do jeito que vai , e as classes dominantes fazendo o que querem de forma escancarada, humilhando o povo. Tudo o que está no texto pode acontecer, se o Tráfico se organizar, então vamos tentar evitar que isso aconteça o quanto antes , porque parte disso já está acontecendo.

  24. Rodrigo Silva says:

    Pessoal esse texto é assustador, mais o tráfico mais ainda ao utilizar menores para venda de drogas, assalto a mão armada e tranporte de drogas como nosso sitema não puni menores infratores estão usando de meio para ser livrar da cadeia um ponto que deve mudar é esse pois nossa realidade mudou e estamos com leis antigas voltada para outra realidade.

  25. Jorge Monteiro says:

    A vida imitando a arte ou arte imitando a vida, nem me importo com o autor, a verdade é que vivemos neste inferno e ao que parece, continuaremos enganados por um sistema perverso que não apresenta perspectivas melhores.
    Iniciar pela educação de toda infância, em tempo integral, com múltiplas atividades, já seria um bom começo.

    Jorge Monteiro

  26. Maria Lucia Fonseca Vasquez says:

    Quando li o texto da suposta entrevista, logo percebi que não era a fala do traficante; pessoas do submundo do crime não são tão refinadas; outra coisa, as perguntas direcionadas para obter as exatas respostas. Um texto muito bem elaborado. Pode ser trabalhado em sala de aula para avisar aos desavisados o que é o crime e como são as pessoas do mundo criminoso, sem futuro, sem perspectiva, desumanos, cruéis, sem afeto.

  27. teka says:

    Eu já sabia q. essa entrevista é fictícia, sei há muitos anos, por isso nem dei bola, mas está sendo muito compartilhada no fb!

  28. Marise says:

    Entrevista falsa ou não, temos q nos atentar para o fato de o crime organizado ser realmente organizado, com uma estrutura de fazer inveja aos governantes de primeiro mundo! O pior é que nosso país segue com uma venda nos olhos, pq “eles” são realmente como “formigas devoradoras, escondidas nas brechas… ” onde no momento oportuno e conveniente não hesitarão em mostrar até onde podem chegar… pq será que o indulto continua, ou a maioridade penal ñ é aprovada, ou ainda a mídia, em sua maioria, continua a colocar qquer intervenção policial como truculenta e minimiza atos de vandalismo como se não passasse de “reivindicações” e qto a barbaridades por parte de criminosos, apenas criticam a Polícia q está engessada, de mãos atadas; sabemos o q há por trás disso, o tal “poder paralelo” existe e as inocentes pessoas, mesmo vivendo uma vida madrasta, não tem idéia do caos e sujeira q parece um vulcão pronto p/ entrar em erupção a qquer momento!

  29. Marino D`Icarahy says:

    Eu fui um dos trouxas que compartilhou essa coisa. Não me perdoo de dar esse mole, logo para o Jabour, a quem repudio. Fui um verdadeiro incauto.

  30. mariana claudino says:

    Logo que lí, achei Perfeito, do ponto de vista social, e por isso pesquisei antes de repassar. Não há perfeição do desequilíbrio.

  31. Ronaldo says:

    Esse trama pode ser uma forma de defesa, se tratando de GLOBO. Não acredito em nada que envolva a Globo, pois é uma arma muito forte a favor do Senado.
    Em contra partida, se realmente for verdade, como pode um texto escrito a 8 anos atrás ser a realidade de hoje !? Infelizmente é um país onde não há solução. Fico triste em dizer, que Talvez possa mexer uns palitos se houver uma Guerra Civil.
    Vejo amigos comentando como são outros países, a educação, legislação e etc…
    Tenho vergonha de ser Brasileiro. E se pudesse, levaria toda minha família e amigos para o Canadá.
    País de merda.

  32. maxsuel says:

    nossa isso pode ate n ser verdade mais o Brasil ja esta sem jeito a muito tempo.,. eu gostei do que ele falou só assim o Brasil toma jeito e procura melhorar o romo das coisas

  33. José Ricardo says:

    O que é mais importante: o fato ou a fonte?

  34. edson e mendes says:

    nossa, eu tava quase querendo esse cara como amigão….

Trackbacks for this post

  1. A entrevista de Marcola na Globo é uma farsa
  2. A entrevista de Marcola na Globo é uma farsa | NNANNA

ESCREVA SEU COMENTÁRIO